1. Que medidas devem ser tomadas pela sociedade para reduzir os impactos provocados pela alteração do
clima?
Respostas
Resposta:
dicas de atitudes que ajudam a combater o aquecimento global:
Reduza o consumo de carne bovina. ...
Evite o uso de canudos e copos descartáveis. ...
Faça pequenos trechos a pé ...
Não desperdice alimentos. ...
Desligue a luz ao deixar um ambiente. ...
Compre roupas de segunda mão. ...
Reduza o volume do seu lixo.( espero ter ajudado por favor selecione como melhor resposta)
Resposta:Os impactos projetados da mudança do clima afetam de diferentes maneiras e intensidades os diversos sistemas naturais e humanos, e consequentemente, os diversos setores da economia. O cálculo do risco climático gerado por estes impactos depende dos graus de exposição e vulnerabilidade dos sistemas em questão, como descrito anteriormente.
De acordo com o Relatório do IPCC de 2014, gerado a partir de projeções de cenários climáticos, os principais efeitos da mudança do clima que já afetam e afetarão o Brasil e América do Sul são:
Aumento da temperatura para a América do Sul até 2100, sendo um aquecimento de +1,7°C até +6,7°C para o Brasil.
Aumentos ou diminuições da precipitação para a América do Sul até 2100. Variações na precipitação observadas sugerem uma redução de 22% na região Nordeste do Brasil e na parte Oriental da Amazônia e um acréscimo de 25% no Sul e Sudeste do Brasil. As projeções para 2100 mostram um crescimento dos períodos de seca no Nordeste do Brasil e na Amazônia e de dias e noites mais quentes na maior parte do Sul do Brasil.
Risco de escassez de abastecimento de água deverá aumentar devido a reduções de precipitação e do aumento da evapotranspiração nas regiões semiáridas, afetando o abastecimento de água nas cidades, a geração de energia hidroelétrica e com impactos particularmente para a agricultura de subsistência.
Mudanças nas vazões e na disponibilidade de água foram observadas e deverão continuar na América do Sul. O Sul e Sudeste do Brasil serão as regiões mais vulneráveis.
Aumento do nível médio relativo do mar e as atividades humanas sobre os ecossistemas costeiros e marinhos representam ameaças para as populações de peixes, corais, manguezais, o lazer e o turismo, e para o controle de doenças. O nível do mar variou de 2 a 7 mm ao ano no período entre 1950 e 2008.
Mudanças nos padrões de tempo e clima estão afetando negativamente a saúde humana por meio do aumento da morbidade, mortalidade e deficiência, e por meio do aparecimento de doenças em áreas anteriormente não endêmicas. Há uma correlação com nível alto de confiança entre as mudanças climáticas e doenças cardiovasculares e respiratórias, doenças transmitidas pela água (malária, dengue, febre amarela), entre outras. Os riscos para a saúde se exarcebarão com as taxas de crescimento populacional regional e as vulnerabilidades nos sistemas de abastecimento de água, saneamento, gestão dos resíduos, nutrição, poluição, etc.
Explicação: