Durante o primeiro e segundo reinado, várias foram as forças e os sujeitos envolvidos no processo de disputa política. Antes mesmo da independência, já era visível a presença do partido português, do brasileiro e dos liberais radicais.
Identifique a alternativa que melhor descreve a causa do equilíbrio das forças e dos sujeitos envolvidos nestes dois momentos de nossa história.
a)No primeiro e segundo reinados, o que garantia o equilíbrio era o poder moderador. No primeiro, o imperador tinha o direito de intervir nos demais poderes; no segundo,
O imperador nomeava o presidente do conselho do ministros, que escolhia os representantes do seu conselho ministerial.
b)O que garantia o equilíbrio das forças era o voto censitário, estabelecido por D. João VI, pois, a partir dele, todos aqueles que possuissem umna acabavam decidindo os rumos da boa renda politica no país.
c)Os envolvidos neste grupos permaneciam em processSo equilíbrio, devido às conquistas adquiridas com o processo de independência e a vindas da familia real para o Brasil, fugindo das tropas de Napoleão.
d)Pode-se associar esse equilibrio ao resultado das eleições de 1840, que ficaram marcadas pelo uso da violência tanto pelos liberais como pelos Espancamentos e assassinatos de eleitores e adversários políticos, roubo de urnas e fraudes na contagem de votos tornaram essa eleição conhecida como "eleições do cace** ". conservadores.
Respostas
Resposta:
Resposta :A)No primeiro e segundo reinados, o que garantia o equilíbrio era o poder moderador. No primeiro, o imperador tinha o direito de intervir nos demais poderes; no segundo,
O imperador nomeava o presidente do conselho do ministros, que escolhia os representantes do seu conselho ministerial.
espero ter ajudado
É correta a alternativa A, tendo o Poder Moderador agido como uma forma de equilibrar os dois grandes grupos políticos do país: o dos Conservadores e o dos Liberais, que se opunham politicamente na defesa, respectivamente, do Centralismo e do Federalismo.
No Primeiro Reinado o Poder Moderador era utilizado sobretudo para impedir que qualquer um dos dois partidos estabelecesse ampla maioria no Parlamento, de modo a garantir que nenhum dos dois grupos se tornasse suficientemente influente. No Segundo Reinado era utilizado para garantir a "alternância do poder" entre estes dois grupos, com o mesmo objetivo de impedir a supremacia de qualquer um deles.
mais sobre o contexto em:
https://brainly.com.br/tarefa/33904096