Respostas
Resposta:
O Regime Totalitário na Europa ocorreu em diferentes países, diferentes momentos, sob específicos contextos. O totalitarismo é um regime baseado em um Estado centralizador, impositivo, autoritário e antidemocrático.
Os regimes totalitários tomaram a Europa após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). O objetivo era uma “vida nova”, após a população perder a esperança nos governos vigentes.
A crise do capitalismo e do liberalismo, que se espalhavam como conceito à época, era o que regimes totalitários esperavam para ascender.
Características do Regime Totalitário na Europa
O Regime Totalitário na Europa foi uma resposta conservadora à democracia liberal da época. Em ascendência, o liberalismo político-econômico passou a ser visto com outros olhos pela sociedade.
As perdas na Primeira Guerra Mundial incentivaram uma nova forma de política. Uma visão mais dura, de governos mais fortes, que demonstrariam eficiência na reconstrução das nações.
Assim, entre outras, as principais características de um regime totalitário eram:
Centralização do Governo sem partidos de oposição;
Nacionalismo sectário;
Política anti-liberal;
Organizações militares junto ao poder;
Jovens em iniciação militar desde cedo;
Culto ao líder e ao partido;
Necessidade de se sobrepor a outras nações por meio do expansionismo;
Os cidadãos seguiriam a ideologia de seu chefe maior, que teria como objetivo restaurar a política do país.
Os ideais do totalitarismo foram muito utilizados pela direita política. No entanto, Josef Stalin, na antiga União Soviética, utilizou de preceitos de Lênin (o comunismo) para implantar seu regime.
Explicação:
espero ter ajudado,bjuu