03 - (Cftce/2005) Quanto aos gases, é CORRETO afirmar que: A) sob pressão de uma atmosfera e temperatura ambiente, um mol de qualquer gás ocupa o vo- lume de 22,4 litros. B) a equação de estado que relaciona volume, temperatura, pressão e massa de um gás é cha- mada equação de Clapeyron. C) nas transformações isométricas, o volume varia, enquanto a temperatura e a pressão perma- necem constantes. D) a 1 atm, 760 mmHg e 273 K, o volume de um mol de gás depende de sua posição na tabela pe- riódica.
Respostas
Resposta:
Letra B
Explicação:
1 mol de qualquer gás nas CNPT (Condições Normais de Temperatura e Pressão) ocupa 22,4 L (ou 22,7). Quais são as CNPT? 1 atm e 0 graus celsius, ou 760 mmHg e 273 Kelvin (K). A famosa Equação de Clapeyron é PV = nRT, em que P é a pressão, V é o volume, n é o número de mol (calculado pela massa do gás dividido pela massa da tabela periódica), R é a constante universal dos gases e T é a temperatura.
Resposta:
ALTERNATIVA B
Explicação:
A- INCORRETA - Temperatura ambiente em termos laboratoriais para a fisica e a quimica se considera a temperatura de 20 graus celsius ou 293 Kelvin. Entretanto para o volume de um mol de qualquer gás valer 22,4 litros esse mesmo gás tem de estar em CNTP ou seja sob pressão de 1 atm e temperatura de 273 KELVIN contrariando portanto o enunciado.
B-CORRETA
C- INCORRETA- Uma transformação isométrica é sinonimo de uma transformação isocórica e de uma transformação isovolumétrica ou seja apenas o VOLUME PERMANECE CONSTANTE.
D- INCORRETA- A situação descreve um gás em CNTP e para tanto o valor do seu volume sempre será igual a 22,4 litros INDEPENDENTE DA SUA POSIÇÃO NA TABELA PERIÓDICA.
E- INCORRETA- Essa expressão representa a lei de Clapeyron ou lei dos gases ideais.