A ÁGUA, GÁS OXIGÊNIO, CLORETO DE SÓDIO, são exemplos de:
A)átomos
B)misturas
C)células
D)substâncias
Respostas
Resposta:
letra d
Explicação:
Substância pura composta
Não existe limite para o número de átomos que formam uma substância composta. Exemplos: CO2 (dióxido de carbono), NaCl (cloreto de sódio), H2O (água). ... Exemplo: H2O (água) e H2O2 (água oxigenada). Note que ambas as substâncias possuem hidrogênio e oxigênio, mas não são a mesma.
Resposta:
Um material pode ser designado como substância se ele possuir todas as suas propriedades definidas, determinadas e praticamente invariáveis nas mesmas condições de temperatura e pressão, ou seja, por possuir propriedades próprias.
Dentre exemplos de substâncias podemos citar: água destilada, álcool etílico, oxigênio, gás carbônico, ferro, água oxigenada (peróxido de hidrogênio), entre outros.
No entanto, notamos algumas diferenças entre essas substâncias. Uma dessas diferenças é que, por exemplo, se pegarmos água oxigenada e a submetermos à luz e ao calor, ela sofrerá uma reação de decomposição que dará origem à água e ao oxigênio. Essa reação pode ser esquematizada da seguinte maneira:
H2O2 → H2O + O2
ou seja
peróxido de hidrogênio → água + oxigênio
Algo semelhante ocorre com outras substâncias, como o bicarbonato de sódio (hidrogenocarbonato - NaHCO3), que é utilizado no crescimento de bolos. Ao ser aquecida, essa substância libera vapor de água (H2O), dióxido de carbono (CO2) e carbonato de sódio (Na2CO3), conforme mostrado abaixo:
2 NaHCO3 → Na2CO3 + H2O + CO2
No entanto, observamos que outras substâncias, como o oxigênio, mesmo que se aqueça, ou se submeta a algum tipo de energia muito elevada, não será decomposto de maneira nenhuma, continuará sendo oxigênio. Desse modo, surgiram dois tipos de substâncias diferentes: as simples e as compostas.
Explicação: