INVENTE O SEU JOGO!
Todos os esportes praticados pelos seres humanos têm uma história própria. Quando pesquisamos sobre eles é possível encontrar o criador, o país em que foi criado, a data ou, no mínimo, algum jogo antigo praticado por determinado povo que serviu de referência ou inspiração para a criação de esportes modernos como futebol, handebol, voleibol e outros.
A tarefa proposta pretende que vocês, caros estudantes, sejam criadores de jogos. Pensem e criem! Vocês são capazes!
Como funciona:
1. Use os conhecimentos que você adquiriu sobre o basquetebol e o voleibol, modalidades esportivas que estudamos nas aulas de Educação Física durante o primeiro semestre, e baseado nelas, criem um jogo novo. Atenção, o novo aqui deve ser entendido como inédito, ou inexistente até o presente momento;
2. Observem as características próprias do basquetebol (regras como início do jogo, deslocamento com bola sem quicá-la ou quicando-a, arremesso à cesta de 1, 2 e 3 pontos, execução de lance livre, e fundamentos como passe, arremesso, drible e domínio de bola) e do voleibol (as regras básicas, os fundamentos técnicos saque, toque, manchete, cortada, bloqueio) e baseando-se nesses detalhes invente o seu jogo;
3. O primeiro passo, mas que também pode ser o último, deve ser criar um nome para o seu jogo;
4. É necessário ficar claro como se inicia e quando termina o seu jogo, bem como o tempo de duração do jogo;
5. É necessário ficar claro como será definida a equipe vencedora nesse jogo (pontos? maior número de passes? maior número de toques sem deixar a bola cair no chão? maior número de saques corretos em determinado tempo?); o jogo será coletivo ou um contra um?
6. O seu jogo pode ter muitas ou poucas regras, é você quem deve criá-las e estabelecer as possíveis punições;
7. No seu jogo pode haver drible e passe, somente passe ou drible ou ainda somente arremesso se a referência for o basquetebol. Da mesma forma pode ter somente saque, só manchete ou qualquer um dos fundamentos se a referência for o voleibol. É você quem deve dizer como se desenvolverá o manejo de bola no seu jogo;
8. Mas lembre-se: se você está criando esse jogo agora, ele ainda não existe. Somente você poderá informar todo o desenvolvimento do mesmo, do início ao fim
Respostas
Resposta: Seja individual, seja em equipe, os esportes estão entre as principais atividades físicas praticadas pelo homem moderno. Segundo pesquisa do Ministério do Esporte do Brasil, realizada em 2013, quase metade dos brasileiros que praticam atividades físicas é adepta de algum esporte.
Há várias versões que explicam a origem dos esportes. Alguns historiadores afirmam que as primeiras manifestações esportivas aconteceram na Grécia Antiga, enquanto outros acreditam que, antes que o esporte se tornasse uma atividade comum, os guerreiros divertiam-se com a cabeça de um dos vencidos na guerra, e esse hábito grotesco evoluiu para práticas esportivas.
As modalidades dos esportes mais comuns variam conforme a região, pois as condições climáticas influenciam bastante a prática. Na China, por exemplo, o esporte mais popular é o tênis de mesa; na Austrália, é o rúgbi; no Quênia, é o atletismo; e no Canadá, o hóquei no gelo. Já no Brasil a paixão nacional é o futebol, uma das práticas esportivas mais populares do mundo.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
O gosto pelos esportes reúne, periodicamente, os principais atletas de diversos países. Com origem na Grécia, por volta de 770 a.C., os Jogos Olímpicos acontecem a cada dois anos, revezando-se entre Olimpíadas de Inverno e Verão, e contam com a participação de aproximadamente 200 países. Outro evento popular do esporte, em especial no Brasil, é a Copa do Mundo de Futebol, que acontece a cada quatro anos e reúne 32 seleções.
Brasil
De acordo com a pesquisa do Ministério do Esporte realizada em 2013, os dez esportes mais praticados no Brasil são, em ordem: futebol; caminhada e corrida; voleibol; academia e musculação; natação; futsal; musculação; ciclismo; handebol; e basquetebol.