(Fuvest-SP 2015)
"As perspectivas ficaram mais pessimistas porque a seca atual do Sistema Cantareira é mais critica que a de 1953, até então a pior da história e que servia de parametro para os técnicos dos governos estadual e federal O Estado de S Paulo, 17/3/2014 Adaptado.
Acerca da crise hídrica apontada no texto acima e vivida pela cidade de São Paulo e pela Região Metropolitana, é correto afirmar que a situação apresentada é de natureza, entre outras.
a) geográfica e geopolitica, dado que a grave crise no abastecimento experimentada por essa região levou à importação de agua de outros estados assim como de paises do Cone Sul
b) social e demográfica, já que politicas públicas de incentivo às migrações, na última década, promoveram o crescimento desordenado da população em áreas que seriam destinadas a represas e outros reservatórios de água
c) climática e pedológica, pois as altas temperaturas
durante o ano provocaram a formação de chuva acida e a consequente laterização dos solos. d) econômica e juridica, levando-se em conta a
flexibilidade da legislação vigente em relação a desmatamentos em áreas de nascente para implantação de atividades industriais e agricolas.
e) ecologica e politica, posto que a reposição de água dos reservatórios depende de fatores natu rais, assim como do planejamento
Respostas
Resposta: E
Explicação:
A região de SP apresenta clima tropical de altitude, com baixa pluviosidade nos meses de inverno, que em 2014 se estenderam até o começo da primavera, ocasionando um período de estiagem. Essa ausência de chuvas contribuiu para a redução do volume de água nos principais reservatórios que abastecem a capital, sobretudo o da Cantareira.
Em relação aos aspectos político-administrativos, não houve um correto planejamento urbano, a população cresceu muito mais do que a melhora no sistema hídrico. Além disso, há ainda enormes perdas no sistema de abastecimento de água, estima-se que a Sabesp desperdiça 30% da água abastecida.
Em relação a crise hídrica vivida em São Paulo no sistema Cantareira, além de ser algo relacionado a natureza, também tem relação direta com a ecologia e política de São Paulo, assim, a alternativa correta é a letra E.
Devemos entender que apesar da Região de São Paulo não possui tantas chuvas durante alguns períodos, assim, muitos reservatórios acabam baixando a sua capacidade de água e a seca acontece.
No entanto, os aspectos políticos e administrativos entram em questão, pelo fato de as autoridades competentes são fizeram um bom planejamento urbano, assim, a população acabou crescendo mais do que a quantidade dos reservatórios de água.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/13230063