• Matéria: História
  • Autor: ludmillazete4019
  • Perguntado 5 anos atrás

1. Qual informação central o mapa e o texto transmitem em comum ao homem

europeu do século XVI sobre a "Terra Brasilis", isto é, sobre a terra brasileira?

2. Considerando a informação da primeira pergunta, o que você poderia dizer sobre a

relação entre os nativos e os europeus?

3. Que outra informação visual o mapa apresenta?

4. O que pode representar para você o ser alado, aparentemente um dragão, no

detalhe do mapa?

5. O texto pode ser dividido em duas partes: como você caracterizaria cada uma

delas e o que marca graficamente essa separação?

6. A conversa de Léry com o índio mostra o contraste entre duas visões de mundo.

Quais são elas?

Respostas

respondido por: realmadridmaiordaeur
8

Resposta:

1. Qual informação central o mapa e o texto transmitem em comum ao homem europeu do século XVI sobre a "Terra Brasilis", isto é

sobre a terra brasileira?

O mapa Terra Brasilis nos diz muito sobre como os europeus enxergavam as terras que haviam descoberto na virada do século.

Esse mapa é de 1519, feito por Pedro Reinel e Lopo Homem, para o Atlas Miller, que também contém mapas da África e da Ásia, como se imaginava na época. O mapa não contém apenas a localização geográfica da América do Sul. Ele conta uma história desse lugar. No mapa estão retratados indígenas, tanto no meio da floresta, como no litoral. Os do litoral trabalham na extração do abundante pau-brasil. Também retrata papagaios, aves que impressionaram os europeus, o que explica porque um dos nomes do Brasil já foi Terra Papagalis. Em resumo, esse mapa dizia o que se sabia na época sobre essa terra, ainda desconhecida e estranha para os europeus, que hoje é o Brasil.

2. Considerado a a informação da primeira pergunta, o que você poderia dizer sobre a relação entre os nativos e os europeus?

De imediato a relação entre nativos e europeus em tempos primordios era notada como amistosa, visto que em troca de favores recebiam dos europeus colares entre outras barganhas.  Até o momento em que os Europeus terem explorado toda riqueza ( pau Brasil)  desse povo e torná-los seus escravos no cultivo da cana-de-açúcar e no processo de  fabricação do açúcar,  esse povo passou então  a repudiar aos  europeus. Essa realidade  se tornou ainda mais intensa com  a chegada dos escravos africanos, para também serem forçados a trabalharem juntamente com os nativos.

4. O que pode representar para você o ser alado, aparentemente um dragão, no detalhe do mapa?

A figura do dragão significa terras ainda não conhecidas tanto pelos portugueses como pelos indígenas. Pois no litoral os portugueses já haviam chegado e no interior do continente não.

6. A conversa de Léry com o índio mostra o contraste entre duas visões de mundo. Quais são elas?

Mostra a diferença da cultura indígena para a europeia em que determinam diferentes usos para produtos, força de trabalho e economia. Enquanto para os indígenas a madeira do pau-brasil só poderia servir para subsistência, na Europa era um artigo de luxo que se transformaria no primeiro produto de exploração em larga escala pelos portugueses que impulsionou a colonização brasileira.

Só consegui responder essas.


menezesgabriel640: obgd.
Perguntas similares