Respostas
Resposta:
“Patrimônio cultural é um tema ligado às construções antigas e seus pertences, objetos, práticas, tradições e rituais, e que nos remetem principalmente ao meio ambiente, à forma de o homem ocupar o território e a sua relação com o meio ambiente, seja urbano ou rural”, explica Maisa.
Ela detalha que o patrimônio pode ser considerado material ou imaterial. “O material remete a algo construído, físico, tangível, como por exemplo em Araraquara, o Palacete das Rosas, a Igreja Matriz São Bento e a Estação Ferroviária. Já o imaterial está relacionado a práticas, tradições, meios de expressão, modos de fazer e rituais. Representa a forma de conexão, relação e expressão do homem com o território, com o coletivo, com a sociedade e com a cidade. Alguns exemplos são o samba, a capoeira, os rituais e festas religiosos, dança, etc. O Baile do Carmo é um importante patrimônio imaterial de Araraquara”, esclarece.
Ainda em relação ao município, a docente aponta que “representa uma grande concentração de diferentes culturas que habita uma mesma cidade”. “Desde sua fundação e devido ao intenso processo de crescimento populacional e de enriquecimento por meio da produção de café, açúcar e álcool, Araraquara abriga desde sítios arqueológicos anteriores à ocupação do homem, até o patrimônio mais recente da arquitetura moderna dos anos 1930 a 1980. Assim, há uma série de edifícios históricos de valor arquitetônico, relacionados ao momento da fundação do município, à produção do café, à modernização da cidade no início do século XX, ao patrimônio ferroviário e industrial no que se referem à instalação da ferrovia e a indústrias na cidade no século anterior”, destaca.