2. Lurdes, professora municipal há 18 anos de uma escola no interior de Minas Gerais, foi convidada pelo prefeito da cidade para substituir a diretora da escola que está em processo de aposentadoria. Nesse município, os cargos de gestão são indicados pelo prefeito.
Marina, a diretora anterior, atuou nessa função nos últimos seis anos em que trabalhou na instituição. Ela foi diretora indicada desde que a escola foi inaugurada. Seu perfil foi o de uma administradora. Ela tinha a escola em suas mãos. Era ela que decidia o que e como seriam tomadas as melhores decisões para o local. Dificilmente partilhava algum assunto com os profissionais da escola ou com as famílias sobre as benfeitorias que estariam sendo necessárias ou sendo programadas para serem realizadas pela escola.
Lurdes, que assumirá a escola, não concorda com o formato de gestão da antiga diretora, sustentado em uma visão administrativa, burocrática e tecnicista.
Diz que irá lutar por uma gestão democrática-participativa.
Como Lurdes deverá conduzir sua gestão para atingir esse objetivo?
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
Lurdes externou seu desejo de trabalhar a partir de um formato de gestão democrática-participativa. Sendo assim, ela deverá prestar atenção em algumas características de sua gestão.
Entre elas, podemos citar: a descentralização, a participação e a transparência de suas ações, respeitando os objetivos comuns e assumidos por todos. Lurdes também diz que lutará para que, nas escolas de seu município, os gestores dessas instituições sejam eleitos pela comunidade escolar.
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás