sabemos que tanto a agricultura quanto a pecuária, sao duas atividades econômicas muito importantes. é através delas que obtemos nossos alimentos. no entanto, dependendo do modo de como São executadas, trazem grandes problemas para nosso ambiente.
Respostas
Resposta:
É indiscutível o papel que os alimentos tiveram e têm no pro- cesso de desenvolvimento da espécie humana e na organização das sociedades. As facilidades ou as dificuldades no acesso aos alimentos ao longo do processo evolutivo da nossa espécie foram essenciais para o surgimento e o desaparecimento de diversas formas de vida e para as mudanças nas organizações políticas, antigas e atuais. Há mesmo correntes de pesquisadores que defendem que a evolução da espécie humana ante outros primatas decorre da capacidade de influir e dominar a cadeia alimentar.
A partir do século passado, embora o acesso a alimentos ainda não esteja garantido a todos, o desenvolvimento científico, associado ao processo de formação dos grandes aglomerados capitalistas, e, mais recentemente, o forte processo de globalização dos mercados consumidores trouxeram mudanças significativas na relação pro- dução–consumo, inclusive para os alimentos. Há uma forte aceleração na mudança de paradigma, e o alimento como forma de subsistência passa a ser alimento como um produto de natureza capitalista, ampliando o exercício de poder e manipulação de grupos e massas.
Nesse contexto, considerando a dinâmica que os veículos de comunicação e os fenômenos de marketing assumem na modernidade e associando ainda os aspectos socioculturais, os especialistas da ciência dos alimentos em seus múltiplos aspectos são obrigados a refletir e avançar em todas as direções, incluindo a segurança alimentar e a vigilância sanitária.
No Brasil não foi diferente, e são inúmeras as mudanças havi- das nos campos de conhecimento citados. Podem ser destacadas como emblemáticas a criação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em 1999, e as diversas ações do Ministério da Saúde referentes à segurança sanitária, exemplificadas em programas de redução do consumo de sal, gordura trans e outros.
Explicação: