Respostas
Antes da crise de 29 o Brasil possuía como base econômica principalmente o café, essa agricultura fez com que o Brasil ficasse economicamente mais forte, com grandes exportações principalmente para os EUA, por isso as safras de café estavam cada vez maiores.
A crise de 29 afetou diretamente os países que importavam do Brasil, assim houveram poucas importações os preços caíram drasticamente e muito da safra foi perdida, dessa forma fazendas inteiras foram a falência sendo um período sombrio para o Brasil.
Ainda em 1929 o Brasil era um país cuja a economia era majoritariamente baseada na exportação de produtos agrícolas - na época, o café -, sendo o Brasil um país extremamente especializado na produção deste recurso.
Este grau de especialização era, na época, algo visto como comum e desejável - baseado nas teorias econômicas de David Ricardo -. de modo que a situação brasileira não era "incomum".
O café, contudo, é um artigo de luxo: ninguém precisa consumir café para não morrer e o café não é um insumo de nenhuma indústria produtiva - como o é o petróleo, por exemplo -, de modo que a Crise de 1929, que fez com que a importação de tudo que não fosse essencial caísse consideravelmente, afetou diretamente a economia brasileira.
O evento, contudo, teve o saldo positivo de enfraquecer as oligarquias nacionais, que foram, finalmente, derrubadas pela Revolução de 1930, pondo fim ao período da República Velha.
Mais sobre a Crise de 1929 em:
https://brainly.com.br/tarefa/2213502