• Matéria: Filosofia
  • Autor: bielpradof
  • Perguntado 5 anos atrás

[...] todo artista é um "imitador", e isso quer como artista onírico apolíneo, quer como artista extático dionisíaco, ou enfim – como por exemplo na tragédia grega – enquanto artista ao mesmo tempo [apolíneo] onírico e [dionisíaco] extático. (NIETZSCHE, Friedrich. O nascimento da tragédia. Tradução de J. Guinsburg. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. p. 32.)



Acerca dos princípios artísticos apolíneo e dionisíaco, e sobre a estética e a filosofia nietzschiana, é correto afirmar:

a)

A arte trágica deveria ser a pura manifestação do dionisíaco, do irracional e da vontade plena de vida, reprimida pelo ideal iluminista, que concebia o ser humano somente com base no aspecto racional.


b)

A arte puramente apolínea é a mais próxima da Filosofia, porque comunga da razão, único critério em que a Arte e a Filosofia se unem.


c)

A arte trágica resultava do confronto entre o apolíneo e o dionisíaco, por tratar da totalidade humana, apontando o mesmo fundamento que Nietzsche adotou para sua filosofia, ao considerar-se um filósofo trágico.


d)

A Arte deveria contemplar os aspectos apolíneos e dionisíacos, diferentemente do que fizeram as tragédias gregas, para aproximar-se da Filosofia, reflexão racional acerca do mundo.


e)

A arte trágica resultava da negação do apolíneo e do dionisíaco; portanto, caberia à Filosofia resgatar essas duas potencialidades humanas, tornando-se uma filosofia trágica.

Respostas

respondido por: milenamelomile
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Resposta:

Letra C

Explicação:

Eu fiz e o professor corrigiu, confia


ulissesmuniz290: Valeu
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