Respostas
Resposta:
A colonização inglesa se deu de dois modos diferentes a depender do território, sendo os Estados Unidos um exemplo disto: nas colônias do Sul havia um sistema - o de plantation - e nas do Norte outro.
Com isto em mente, havia muito mais semelhanças que diferenças entre o modelo inglês nas colônias do Sul e o modelo português: eram modelos de exploração agrícola, com formação de monopólios baseados na propriedade de latifúndios e voltados para a exportação com a Europa, baseados no trabalho escravo e com profundas diferenças sociais.
Já entre o modelo das colônias do norte e o modelo português havia muito mais diferenças que semelhanças: lá foram estabelecidos manufaturas para produzir bens de consumo para o consumo interno, enquanto aqui elas foram proibidas até o Século XIX, e lá era mais comum a mão de obra livre, enquanto aqui prevalecia a mão de obra escrava.
Outro fator que diferencia a ambos é a religião: enquanto aqui prevaleceu o Catolicismo, a mesma religião de Portugal, lá prevaleceram diversas concepções do protestantismo cristão, visto como indesejável na Inglaterra.