1) A reação de combustão do álcool isopropílico é:
2C3H7OH(l) + 9O2 (g) + energia → 6CO2 (g) + 8H2O(g)
A partir desta reação, o processo é exotérmico ou endotérmico, justifique.
2) O suor é necessário para manter a temperatura do corpo humano estável. Considerando que a entalpia de formação da água líquida é –68,3 kcal/mol e a de formação do vapor de água é de –57,8 kcal/mol e desconsiderando os íons presentes no suor, é correto afirmar que na eliminação da água pela transpiração é absorvida energia? Justifique.
3) Em um experimento de cinética química, foram dissolvidos dois comprimidos efervescentes de bicarbonato de sódio (5g), um em água com temperatura 67ºC e outro à 20ºC. Observou-se que em água quente, a dissolução do comprimido foi mais rápida. Repetiu-se o experimento, agora dividindo-se um comprimido em duas partes, sendo uma parte inteira e a outra moída e observou-se que em água o comprimido moído dissolve-se mais rapidamente. Agora responda:
a) Qual a concentração molar do comprimido inteiro? E para meio comprimido?
b) Quais os fatores que influenciam na velocidade da reação foram observados no experimento? Aponte os fatores e justifique.
4) Baseado no texto da página 251 do livro, por que era comum as pilhas vazarem a alguns anos atrás? Como o problema foi resolvido? Através desta solução, a pilha se tornou mais contaminante?
Respostas
Resposta:
Questão 2
Formação da água líquida:
I - H₂(g) + 1/2 O₂(g) ⇒ H₂O(l) ΔH = -68,3 kca/mol
Formação da água vapor:
II - H₂(g) + 1/2 O₂(g) ⇒ H₂O(g) ΔH = - 57,8 kcal/mol
Como precisamos saber a variação de entalpia da passagem do estado líquido para o estado vapor, é preciso utilizar as duas semi-reações acima para chegar a essa equação:
H₂O(l) ⇒ H₂O(g)
Para isso é preciso inverter a equação de formação da água, a equação I, lembrado que quando se inverte a reação o valor da entalpia troca de sinal:
H₂O(l) ⇒ H₂(g) + 1/2 O₂(g) ΔH = +68,3 kca/mol
Agora basta somar a equação I com a II e cancelar as substâncias iguais (tem que ter o estado físico igual também para poder cancelar, por isso a água não é cancelada) que estão em lados apostos:
I - H₂O(l) ⇒ H₂(g) + 1/2 O₂(g) ΔH = +68,3 kca/mol
II - I - H₂(g) + 1/2 O₂(g) ⇒ H₂O(g) ΔH = - 57,8 kcal/mol
Equação III:
H₂O(l) ⇒ H₂O(g) ΔH = + 68,3 - 57,8 = +10,5 kcal/mol (como é positivo significa que essa mudança de estado absorve energia)
Ao somar as semi-reações soma-se também os valores de variação de entalpia das semi-reações. Encontramos o valor da variação de entalpia por mol, porém ele falou que são 180 mL de água. Considerando a densidade da água igual 1 g/mL, pode-se considerar que 180 mL de água pesa 180 g. Assim, é preciso encontrar o equivalente em mol desses 180 g de água, usando a fórmula do nº de mols (n):
n = m/MM
Onde, m = massa = 180 g e MM = Massa Molar = 2 H + O = 2.1 + 16 = 18 g/mol
Jogando os dados na fórmula:
n = 180/18 = 10 mol de H₂O.
Se para passar 1 mol de água do estado líquido para o estado de vapor (segunda a equação que encontramos) é preciso de 10,5 kcal, quanto será necessário para passar 10 mol de água do estado líquido para o vapor?
Regra de três:
Se: 1 mol ---------------------- 10,5 kcal
Então: 10 mol --------------------- x
multiplicando cruzado:
x = 105 kcal absorvidas
4-Porque elas tinham contato com meio ácido, para minimizar p problema, os fabricantes adicionaram uma pequena quantidade de sais de mercúrio solúveis ao eletrólito da pilha, não, somente basta fazer o descarte corretamente.
Explicação:
Desculpa só fiz essa questão da minha prova e não sei o resto também tô esperando as respostas.