A constituição de cidades ocasionais em expedições, as viagens dentro das cidades, nos circos, nas feiras e mesmo no crescente comércio informal. Os eventos contemporâneos contam, tanto nos vilarejos quanto nas metrópoles, com um significativo aparato pelo movimento. A arquitetura efêmera passa a atender necessidades distintas e flexíveis. São projetos que reconhecem o móvel para poder constituir espaços estáveis, como diz Bogéa (2006). Através disso surge a urbanização efêmera, que pode ocorrer devido a fatores culturais, religiosos e de trabalho, que passam de gerações e grupos. Também temos os assentamentos temporários, motivados pelas catástrofes naturais, que sentem a necessidade de realojar os indivíduos, durante o período de reconstrução, garantindo condições básicas de vida.
GALLETTE, Simone Reis Roque e OLIVEIRA, Bruno Augusto. Design efêmero. Maringá - PR: UniCesumar, 2017.
A partir dos estudos sobre Urbanização Efêmera, acerca do “Kumbh Mela”, analise as asserções a seguir.
I - A estrutura da cidade efêmera "Kumbh Mela" é elaborada de maneira organizada, desenvolvendo suas próprias ruas, pontes, tendas, residências, lugares para reuniões espirituais e múltiplas tendas que funcionam como suporte social, que se distribuem desde hospitais, teatros e clínicas de vacinação etc.
II - Os materiais das estruturas efêmeras são de estruturas convencionais, abastecidos por eletricidade. É importante retratar que, após o uso da cidade, eles mantêm as edificações para as futuras edições dos alojamentos e edificações próximas.
III - Os setores e as comunidades formam uma unidade denominada de Campos, que funcionam como autogestores, interligando umas às outras. Os campos possuem autoridade sobre a forma como vão dispor suas tendas e estruturas, havendo uma singularidade espacial e espontânea.
IV - A maneira como são estruturadas é similar a do plano urbano de Le Corbusier de Chandigarh, sendo subdivididos por áreas operativas menores que funcionam como suporte, chamados de Campos.
É correto o que se afirma em:
Respostas
Resposta:
Resposta: I e III, apenas.
Explicação:
I - CORRETO - A estrutura da cidade efêmera "Kumbh Mela" é elaborada de maneira organizada, desenvolvendo suas próprias ruas, pontes, tendas, residências, lugares para reuniões espirituais e múltiplas tendas que funcionam como suporte social, que se distribuem desde hospitais, teatros e clínicas de vacinação etc.
II - ERRADO - Os materiais das estruturas efêmeras são de estruturas convencionais, (são de plásticos, chapas de madeiras, chapas metálicas, tecidos de algodão e outros materiais), abastecidos por eletricidade . É importante retratar que, após o uso da cidade eles mantêm as edificações, (após a desmontagem da cidade, eles reutilizam os materiais,) para as futuras edições dos alojamentos e edificações próximas.
III - CORRETO - Os setores e as comunidades formam uma unidade denominada de Campos, que funcionam como autogestores, interligando umas às outras. Os campos possuem autoridade sobre a forma como vão dispor suas tendas e estruturas, havendo uma singularidade espacial e espontânea.
IV - ERRADO - A maneira como são estruturadas é similar a do plano urbano de Le Corbusier de Chandigarh, sendo subdivididos por áreas operativas menores que funcionam como suporte, chamados de Campos.
(chamados setores)
Resposta:
Alternativa 2: I e III apenas
Explicação:
Pág 133 do livro