Respostas
Resposta:
Hipótese do grande impacto (em inglês Giant impact hypothesis ou Big Splash) é uma hipótese astronómica que postula a formação da Lua através do impacto de um planeta com aproximadamente o tamanho de Marte, conhecido como Theia, com a Terra.
Teoria de Co-Acréscimo
Propõe que a Lua se formou ao redor da Terra logo no início da formação do nosso sistema solar. Depois da formação da Terra, teria sobrado material – que ficou gravitando em volta dela e, com o tempo, acabou se aglomerando e formando a Lua. A justificativa para validar essa ideia é que o satélite e nosso planeta têm algumas características em comum, como a idade das rochas existentes em ambas as superfícies.
Teoria da Captura
Propõe que a Lua teria se formado longe da Terra, mas teria sido capturada pela força gravitacional do nosso planeta ao passar por perto dele. Porém, cálculos demonstram que tal captura pela atração gravitacional da Terra é praticamente impossível para um objeto tão grande quanto a Lua.
Teoria da Fissão
Segundo ela, a Lua e a Terra seriam inicialmente um corpo só e nosso satélite teria se soltado da Terra. Ainda incandescente, a Terra teria começado a girar em torno de si mesma, com velocidade muito maior à que ocorre hoje, e assim pedaços ainda quentes foram jogados para longe. A teoria alega que a região do oceano Pacífico corresponde ao pedaço que formou a Lua. A ideia não é muito aceita porque o espaço oceânico não seria suficiente para compor um astro das dimensões da Lua e, se ela tivesse realmente se desprendido da Terra, sua órbita seria outra.
Explicação:
achei essas 4