• Matéria: História
  • Autor: aureap235
  • Perguntado 5 anos atrás

Leia o texto, para responder a seguinte questão


Com relação a temática da Abolição da Escravidão, a exclusão e o racismo ainda são fortes marcas de nosso tempo. O problema contudo, não é mais a falta de reconhecimento da existência do racismo ou ausência de caminhos institucionais que busquem assegurar direitos. Uma das facetas do problema é, sem duvida, a descontinuidade histórica de ações políticas por parte do estado brasileiro visando concluir a abolição decretada em 13 de maio de 1888.

Fúlvia Rosemberg e Paulo Vinicius Baptista afirmam que a abolição da escravidão foi gradual e regulamentada por legislação específica.

Em 1850, proibiu-se o tráfico transatlântico de escravos africanos; 1871 , conferiu-se a liberdade aos filhos nascidos de mães escravos e, em 1885, aos escravos idosos; finalmente em 1888, promulgou-se a lei geral de libertação dos escravos.

Após a abolição da escravidão, as relações sociais e políticas entre brancos e negros são marcadas por três processos principais, destacados a seguir:

- O país não adotou legislação de segregação étnico-racial.

- O País não desenvolveu política específica de integração dos negros recém-libertos à sociedade envolvente, o que fortaleceu as bases do histórico processo de desigualdades sociais entre brancos e negros que perdura até os dias atuais;

- O país incentivou a imigração europeia branca em acordo com a política de estado (passagem do século XIX para o século XX) de branqueamento da população em consonância com as políticas racistas eugenistas desenvolvidas na Europa do século XIX.

1. Tomando o texto como referência inicial, considerando o processo histórico da abolição da escravidão, é correto afirmar que:


a) O Brasil ao finalizar esse regime desumano, lançou projetos de bases pela inserção do negro na sociedade que não se efetivou devido a imigração europeia.

b) O Brasil, logo após a abolição visando a inclusão sócio racial e à qualidade de vida dos negros lança o “movimento negro” como organização por direitos.

c) O Brasil foi o último país à abolir a escravidão. Contudo, essa “liberdade” não veio acompanhada de medidas de inclusão dos ex-escravos como cidadãos, nem políticas voltadas à educação, moradia e trabalho.

d) Após a abolição, o Brasil adotou legislação de segregação étnico-racial, acompanhando o processo históricos dos EUA e África do Sul.

e) O fim do escravismo no Brasil, se deu na metade do século XIX devido a pressão da Inglaterra

Respostas

respondido por: marianaperregrinolol
0

olha muito obrigada eu tenho isso ai tambem para fazer

Perguntas similares