• Matéria: História
  • Autor: pedromellodasilva
  • Perguntado 5 anos atrás

“[…] Independentemente de seus méritos e desméritos, Pollack assegura que foi Brady a ter a ideia inovadora de montar a primeira agência distribuidora de fotos de atualidade, embora se tenha arruinado no empreendimento […]” (Adaptado de Sousa uma história crítica do fotojornalismo ocidental).

Sabe-se que durante a Guerra Civil Americana, o fotógrafo Mathew Brady sugeriu ao seu grupo de fotógrafos parcerias para a cobertura do conflito que não funcionaram. Sobre o motivo que arruinou o empreendimento de Brady,
assinale a alternativa correta:

a. A falta de pagamento e a motivação da guerra desanimaram os fotógrafos cooperados, que desistiram da associação.
b. Apesar de ser uma novidade na época, o conceito de agência fotográfica proposto por Brady não funcionou pela baixa adesão dos profissionais que cobriram o conflito.
c. Brady raramente operava a câmera fotográfica, mas, mesmo assim, o crédito atribuído às fotos quase sempre continham seu nome.
d. Brady estimulava seus fotógrafos associados a encenarem fotos para que chocassem mais ao público, possibilidade amplamente rejeitada pelos cooperados.
e. Devido à violência da guerra, não houve estímulo para que os fotógrafos registrassem as batalhas no front, dessa forma, Brady acabou trabalhando sozinho.


RESPOSTA: C
c. Brady raramente operava a câmera fotográfica, mas, mesmo assim, o crédito atribuído às fotos quase sempre continham seu nome.


EXPLICAÇÃO:
A associação de Brady (que raramente operava a câmara) com os seus colaboradores ruiu quando estes começaram a reclamar do facto de Brady assinar todas as fotos, incluindo as desses últimos, o que deixa adivinhar o despontar da ideia do direito de autoria e assinatura no fotojornalismo. Devido ao mau estar desencadeado pela actuação de Brady, Gardner, por exemplo, dissociar-se-á do seu contratante a meio da guerra, publicando, no final das hostilidades, o Gardner's Photographic Sketch Book of The War. Contudo, independentemente dos seus méritos e desméritos, Pollack assegura que foi Brady a ter a ideia inovadora de montar a primeira agência distribuidora de fotos de actualidade, embora se tenha arruinado no empreendimento.


Shewannafly: A letra A também não é, apesar que segundo os relatos muitos fotógrafos ficaram sem receber, logo depois da guerra ninguém tinha mais interesse em seus registros. Ninguém se interessava mais pelas fotografias da época. Tanto Brady quanto seu sócio foram à falência.

Respostas

respondido por: reticheleozvzw5
0

Resposta:

c. Brady raramente operava a câmera fotográfica, mas, mesmo assim, o crédito atribuído às fotos quase sempre continham seu nome.

Perguntas similares