A principal estratégia argumentativa dos autores para defender sua tese é a exemplificação. Em qual dos trechos do texto está presente essa estratégia?
“A ciência está longe de ser o único saber humano legítimo. Tampouco ela tem o monopólio da verdade. No entanto, ela é ainda o nosso mecanismo de controle da natureza mais confiável pelo seu poder de previsibilidade” (1° parágrafo)
“A despeito dos apelos da comunidade científica, a China tardou em tomar ações nesse sentido, e o coronavírus pode ter chegado até nós por um prato de sopa preparado com algum animal silvestre” (3° parágrafo)
“Mas, sobretudo, não há tempo para adiar as profundas mudanças que precisamos operar na sociedade para combater as mudanças climáticas e as tragédias que a ciência prevê com alto grau de confiabilidade associadas à degradação ambiental” (6° parágrafo)
“Não temos mais tempo para inimigos imaginários, pseudogurus decadentes e teorias da conspiração. Precisamos de conhecimento que demandam investimentos e instituições fortes de apoio e promoção da ciência” (7° parágrafo)
Respostas
Marque como correta:
a)“A ciência está longe de ser o único saber humano legítimo. Tampouco ela tem o monopólio da verdade. No entanto, ela é ainda o nosso mecanismo de controle da natureza mais confiável pelo seu poder de previsibilidade” (1° parágrafo)
As principais estratégias argumentativas a serem utilizadas são:
Introdução: que é a problematização do tema;
Desenvolvimento: envolve a argumentação/fundamentação e a defesa do ponto de vista individual;
Conclusão: finalização da da discussão realizada ao longo do texto.
A argumentação de autoridade, também pode ajudar, uma vez que consiste em apresentar e interpretar a opinião de outros autores, sendo colocados em prática por meio das famosas citações, que são as ideias de determinado autor e devem estar entre aspas.