Tendo como base a Filosofia de Sêneca e a realidade do século XXI, redija um texto de 30 linhas abordando as seguintes questões:
• A função da Ética em todas as esferas da vida do indivíduo;
• Os verdadeiros amigos na vida de uma pessoa;
• A busca humana pela Felicidade;
• O Homem como um ser para a Morte.
Respostas
Resposta:
A filosofia Sêneca, vinda do estoicismo, é baseada numa ética rigorosa de acordo com a leis da natureza, assegurando que o universo é governado por uma razão universal divina Logos Divino. Para tanto, fica explícito que o ser humano deve basear todas suas decisões na ética universal, a fim de que possa seguir sempre um caminho racional, podendo adquirir sua felicidade pela dominação de seus desejos e paixões, por exemplo, o indivíduo ao escolher entre duas opções, deve escolher aquela que trará mais benefícios a todos, fazendo a escolha por meio da ética.
Além do mais, sabe-se que no século XXI as relações sociais tem ficado cada vez mais dependentes da globalização e de aparatos tecnológicos, o que deixa um dilema sobre o quão próximo estão essas relações. Isso posto, nota-se que hodiernamente, deve-se buscar amizades reais, as quais ajudem uns aos outros e estabeleça-se uma relação de confiança e apoio mútuo, que ajudem na tomada de decisões e garanta um bom convívio social.
Em outra análise, recorda-se que a filosofia sêneca também diz que a felicidade é encontrada na dominação do homem ante suas paixões. Por isso, nota-se como estão interligadas as decisões as quais temos que tomar para com nossa felicidade, visto que, no conceito estóico, toda a humanidade só pode atingir a felicidade universal caso todos busquem a racionalidade e a ética em suas deliberações, tornando-se um conceito quase utópico, mas não impossível de ser atingido.
Por fim das considerações, segundo Martin Heidegger devemos saber que a morte não é o fim de tudo, ela apenas se transforma para uma nova etapa sem dor e sofrimento. Para tanto, deve-se levar a morte não como o fim, mas sim como recomeço, uma nova chance de ser ético, justo e racional, seguindo a filosofia de Sêneca, um dos maiores filósofos da Roma antiga.
Explicação: