Respostas
Resposta:
A Confederação do Equador foi um movimento revolucionário que ocorreu no Nordeste do Brasil em 1824, durante o período imperial. Foi uma reação à Constituição outorgada por dom Pedro I no mesmo ano. Essa Constituição mantinha o Brasil preso a um governo centralizador, sob o comando dos portugueses.
Iniciado em Pernambuco, o movimento se espalhou rapidamente para outras províncias da região, como a Paraíba, o Ceará e o Rio Grande do Norte. Ficou conhecido por esse nome, Confederação do Equador, devido à proximidade da região do conflito com a linha do equador. Sua bandeira trazia um ramo de algodão e um talo de cana-de-açúcar e carregava o lema “Religião, Independência, União e Liberdade”.
Explicação:
Espero ter ajudado
A confederação do Equador foi um movimento revolucionário que ocorreu no nordeste brasileiro em 1824 após a instituição da Constituição de Dom Pedro I, que estabelecia o poder moderador. Eles desejavam um governo dirigido pelas camadas populares e também o fim da escravidão, mas seu fim aconteceu em 29 de novembro de 1824 com a vitória das forças Imperiais de D. Pedro I sobre os revoltosos.
Espero ter ajudado :)