1. “A guerra exterminou quase uma geração de paraguaios, arrasou povoados, fortificações e hipotecou o futuro da arruinada nação”, escreveu o argentino Alejandro Maciel em "O Livro da Guerra Grande". Segundo a leitura do texto, quais as consequências da Guerra do Paraguai para a nação derrotada? *
1 ponto
Após a vitória sobre o Paraguai, o Exército brasileiro saiu enfraquecido e desacreditado.
A guerra impôs grandes prejuízos demográficos e econômicos ao Paraguai.
A Guerra do Paraguai proporcionou grandes riquezas econômicas para o Império brasileiro.
Como a guerra terminou de maneira diplomática entre o Brasil e o Paraguai, não houve grandes prejuízos para a nação paraguaia.
2. Pouco antes da Guerra do Paraguai, além do choque de interesses políticos, sobretudo na questão que envolvia a Guerra Civil Uruguaia, o governo do Brasil e do Paraguai atritavam também na disputa fronteiriça travada entre ambos. Selecione a alternativa que especifica um terceiro fator de atrito entre as duas nações: *
1 ponto
a questão política argentina, com o governo brasileiro apoiando os federalistas, e os paraguaios apoiando os unitaristas.
o desejo expansionista brasileiro em consolidar seu domínio sobre o Uruguai, anexando-o novamente a Cisplatina ao território brasileiro.
a questão da navegação dos rios da bacia platina, com o Brasil defendendo a livre navegação, e o Paraguai impondo algumas restrições à navegação brasileira nos rios que cruzavam seu território.
a questão territorial existente entre Paraguai e Argentina sobre o preço do charque, na qual o governo brasileiro havia manifestado apoio para a Argentina.
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
1- B
2-C
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás