É PRA HJ, NO MÁXIMO ATÉ 11:30 Leia este texto de divulgação científica, da área da Geoquímica, observando como o discurso de pessoas diferentes perpassa o tema.
Meteorito empoeirado
Perto de 11h do domingo de 28 de setembro de 1969 [...] uma chuva de pequenos blocos caiu próximo a Murchison, um vilarejo a 160 quilômetros ao norte de Melbourne. [...]
O estudo mais recente de amostras do Murchison revelou que esse meteorito contém grãos de poeira estelar [...] chamados de pré-solares. “Esses são os materiais sólidos mais antigos já encontrados na Terra”, afirmou à imprensa o geoquímico norte-americano Philipp Heck, pesquisador do Field Museum e da Universidade de Chicago [...]
O Murchison integra uma classe de meteoritos chamada condrito carbonáceo [...]. “Os condritos carbonáceos passam por temperaturas inferiores a 200 graus Celsius”, explica a astrônoma Maria Elizabeth Zucolotto, curadora da seção de meteoritos do Museu Nacional (MN), no Rio de Janeiro. [...]
Segundo Heck, a existência de mais grãos [...] sugere que teria havido um surto de formação de estrelas na Via Láctea [...]. Uma proporção maior de estrelas teria nascido, evoluído rapidamente e morrido 2 bilhões de anos mais tarde, expulsando para o espaço os elementos formadores desses grãos. “Houve um tempo, antes do início do Sistema Solar, em que se formaram mais estrelas do que o normal”, explicou.
Disponível em: <https://revistapesquisa.fapesp.br/2020/03/05/meteorito-empoeirado/>. Acesso em: 17 ago. 2020.
Artigos de divulgação científica costumam deixar claro o caráter das declarações de especialistas mencionadas no texto. Assim, no trecho há afirmações
(A)
cautelosas, como em “‘Os condritos carbonáceos passam por temperaturas inferiores a 200 graus Celsius’, explica a astrônoma Maria Elizabeth Zucolotto”.
(B)
categóricas, como em “‘Esses são os materiais sólidos mais antigos já encontrados na Terra’, afirmou à imprensa o geoquímico norte-americano Philipp Heck”.
(C)
cautelosas, como em “‘Houve um tempo, antes do início do Sistema Solar, em que se formaram mais estrelas do que o normal’, explicou”.
(D)
categóricas, como em “Segundo Heck, a existência de mais grãos [...] sugere que teria havido um surto de formação de estrelas na Via Láctea”.
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
alternativa B (Categóricas , como em "Esses são os materiais sólidos mais antigos já encontrados na Terra" afirmou à imprensa o geoquímico norte-americano Philipp Heck)
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás