• Matéria: Geografia
  • Autor: Giganoinssano
  • Perguntado 5 anos atrás

Entre as 10 regiões metropolitanas mais populosas do mundo, 8 estão em países em desenvolvimento. Os fenômenos urbano e metropolitano não são mais privilégios de países ricos. Quais os desafios (questões) mais importantes que essas metrópoles do mundo subdesenvolvido enfrentam no período atual? ​

Respostas

respondido por: arthurmachadinhoo
2

Explicação:

oi tudo bem quer ser meu amigo

respondido por: joaohenriquekrug10
1

Resposta:

Uma região metropolitana é uma área formada por vários municípios que apresentam uma estrutura ou aglomeração urbana interligada entre si ou em torno de uma cidade principal, geralmente uma metrópole. Assim, uma região metropolitana costuma ter um município-sede e as demais localidades sendo suas cidades-satélites ou área metropolitana.

Por exemplo, quando nos referimos ao município de São Paulo, estamos falando de uma metrópole que centraliza em torno de si uma região metropolitana. Quando falamos em “Grande São Paulo” ou Região Metropolitana de São Paulo, estamos incluindo também as suas cidades-satélites, tais como Guarulhos, Osasco e muitas outras. Essa região, no caso, é formada por um conjunto total de 39 cidades, a maior aglomeração urbana do Brasil, com uma população que se aproxima da casa dos 20 milhões de habitantes, segundo dados do IBGE de 2010.

No Brasil, as regiões metropolitanas são estabelecidas por lei, e sua implementação ocorreu em razão da necessidade de uma maior complementaridade entre as estruturas que formam essas cidades. Em outras palavras, as cidades de uma mesma região metropolitana precisam apresentar sistemas de transporte, comunicação, pavimentação e outros que estejam interligados entre os diferentes limites municipais. Isso tudo porque essas cidades passaram ou estão passando por um processo de conurbação.

Conurbação é o processo em que a área urbana de duas ou mais cidades fica interligada entre si, de modo a não haver uma distinção visual entre ambas, ou seja, as áreas urbanas de diferentes municípios formam uma mesma aglomeração, incluindo aí uma relação socioeconômica de interdependência, algo característico das regiões metropolitanas.


Giganoinssano: vlw
joaohenriquekrug10: foi nd
nicolas2233: top d+ obg
Perguntas similares