Quando o organismo sofre uma infecção causada por vírus, bactérias ou outros agentes estranhos, os linfonodos incham, formando o que é popularmente denominado íngua. Assinale a hipótese correta sobre a condição apresentada. (A) Linfonodos são estruturas associadas à produção de linfócitos, portanto, quando há uma infecção a produção de linfócitos em tais estruturas aumenta, tornando-os maiores.
(B) Linfonodos são estruturas especializadas na produção de anticorpos, portanto, quando há uma infecção tais estruturas aumentam seu tamanho para otimizar a defesa pela produção de anticorpos.
(C) Linfonodos são estruturas associadas à filtragem do sangue, portanto, quando há uma infecção ocorre acúmulo de tonsilas em tais estruturas o que resulta no aumento do tamanho destas.
(D) Linfonodos são estruturas associadas à filtragem da linfa, onde há grande concentração de linfócitos. Quando ocorre uma infecção tais linfócitos acumulam-se nos linfonodos, fazendo com que aumentem.
Respostas
Resposta:
Os linfonodos são nódulos linfáticos, estruturas celulares pequenas, perfuradas por canais, pelo interior dos quais a linfa, em seu caminho para o coração, circula e é filtrada.
Este processo promove a defesa do organismo, permitindo que partículas como vírus, bactérias e fragmentos celulares sejam fagocitados por linfócitos ali presentes.
Quando o nosso organismo é invadido por microorganismos, os glóbulos brancos presentes nos linfonodos, próximos ao local da invasão começam a se multiplicar ativamente, para dar combate aos invasores. Por isso quando ocorre uma infecção, os linfonodos incham (aumentam de tamanho), formando adenomegalias, também denominada de linfonodomegalia, popularmente conhecida por “íngua” (inchaço doloroso).
Normalmente estão agrupados na superfície e na profundidade nas partes proximais dos membros, como nas axilas (abaixo dos braços), na região inguinal (na virilha, entre as pernas) e no pescoço.
Explicação: