Sobre Darwinismo social e Eugenia, podemos considerar correto:
a)que a Eugenia colocava o homem negro como superior em relação a todas as outras raças, uma vez que era considerado forte fisicamente, como visto na figura dos escravos.
b)que ambas defendem a existência de grupos superiores, se baseando em pseudociência e acabam colocando o homem branco, dominador, como superior a outros grupos, e que tinha como função civilizar o mundo.
c)que ambas as políticas consideravam o ser humano igual e portanto, que todos têm as mesmas capacidades, direitos e deveres.
d)que era uma forma de pensar cientificamente que influenciou muito pouco o mundo e praticamente não teve repercussões posteriormente.
e)que segue uma lógica do mundo animal de pensar em que todos são diferentes e o que existe é a sociedade do mais forte na região, sem qualquer grande instituição organizando tudo.
Respostas
Resposta:
século XIX foi marcado pelo desenvolvimento do conhecimento científico. A busca por novas tecnologias, alavancada pela Revolução Industrial, fez com que os estudiosos se multiplicassem nas mais variadas áreas do conhecimento. Nessa época, várias academias e associações voltadas para o “progresso da ciência” reconheciam a figura dos cientistas e colocavam os mesmos como importantes agentes de transformação social.
No ano de 1859, um estudioso chamado Charles Darwin transformou uma longa caminhada de viagens, anotações e análises no livro “A origem das espécies”. Nas páginas daquela obra revolucionária nascia a teoria evolutiva, o mais novo progresso galgado pela ciência da época. Negando as justificativas religiosas vigentes, Darwin apontou que a constituição dos seres vivos é fruto de um longo e ininterrupto processo de transformação e adaptação ao ambiente.