A transição do período imperial brasileiro para o período republicano tem como marco tradicional a Proclamação da República pelo
Marechal Deodoro da Fonseca, em 1889.
Sobre essa transição e os dois primeiros governos republicanos é correto afirmar, exceto:
a) A filosofia positivista encontrou em Benjamin Constant um grande divulgador das ideias de Comte, e influenciou o
movimento republicano brasileiro.
b) Diversos oficiais do Exército vitoriosos na guerra do Paraguai começaram a discutir questões políticas e engajaram-se no
movimento republicano.
c) A participação popular foi intensa no movimento republicano; diversas provincias rebelaram-se contra o governo imperial.
d) A primeira Constituição republicana aprovou um dispositivo que separou a Igreja Católica do Estado brasileiro.
Respostas
É correto afirmar a alternativa C
Na transição do período imperial brasileiro para o período republicano observa-se um golpe militar de uma minoria republicana e positivista, em que a família imperial foi retirada às pressas do país para evitar uma rebelião popular contra a nova república.
Resposta: está incorreta a letra C, a participação popular foi intensa no movimento republicano; diversas províncias rebelaram-se contra o governo imperial.
Transição republicana
Com o golpe republicano, o imperador D. Pedro II recusou-se a iniciar uma guerra civil no país já que não desejava um conflito entre os brasileiros e apesar de ser apoiado pela maior parte do exército.
Contrariando seus partidários, o então imperador aceitou o exílio preparado para sua família. Além disso, o imperador estava com problemas de saúde e morreu após dois anos do exílio forçado.
Quando foi conhecido pela população do Brasil sobre o fim da monarquia, a família real não estava mais em solo brasileiro. No entanto, algumas rebeliões contra a nova república ocorreram e foram reprimidas pelo novo Estado republicano.
Para mais informações sobre a Proclamação da República, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/42905537
#SPJ2