• Matéria: História
  • Autor: DaviCunhaC2
  • Perguntado 5 anos atrás

Três meses após a implantação do Plano Cruzado, os desequilíbrios criados em seu nascedouro [...] já eram evidentes. [...] o Cruzado gerou um excesso de demanda, que permitiu o crescimento acelerado da economia, com aumentos na produção industrial, no nível de emprego e nas vendas; porém, causando escassez de alguns produtos essenciais, como carne e leite. [...] o desequilíbrio entre os preços e o desabastecimento permitiu o surgimento de uma inflação oculta [...]. Além disso, havia excesso de liquidez com a expansão da oferta de moeda [...] e o aumento dos gastos do governo [...].

Os fatos descritos no texto, ocorridos durante o governo de José Sarney, relatam as consequências do Plano Cruzado para a economia e culminaram com o (a)

A
surgimento de demanda no setor industrial, enquanto havia queda de demanda no setor de alimentos.

B
diminuição da demanda graças à diminuição da oferta, levando o governo a aumentar suas despesas.

C
queda da popularidade do presidente e o descontentamento social com a economia, especialmente devido à alta dos preços.

D
aumento da aprovação do governo graças à ampliação da oferta de empregos, devido ao aumento dos gastos com obras públicas.

E
reeleição de José Sarney, agora em eleição direta, resultado da melhora no consumo devido à alta da produção industrial e da disponibilidade de dinheiro no mercado.

Respostas

respondido por: vicasandi05
0

Resposta:

alterntiva a

Explicação:

"a oferta não dava conta da demanda. Os empresários escondiam os produtos ou maquiavam-nos e até diminuíam-lhes a qualidade. A cobrança de ágio tornou-se usual. Ao final de oito meses, sem mecanismos eficazes de controle por parte do governo, o Plano Cruzado fracassou. A economia voltou a ser indexada e a inflação ganhou nova força de aceleração."

Esse trecho comprova q, por mais q o setor industrial tenha subido, o governo não deu conta de suprir as necessidade principais da população.

Perguntas similares