• Matéria: Administração
  • Autor: vanessafischer2
  • Perguntado 9 anos atrás

Ética e moral muitas vezes são tratadas como sinônimos, no entanto, guardam diferenças importante que devem ser levadas em conta para a correta definição de uma e de outra. Assinale a alternativa que corresponda corretamente à definição de ética:

Selecione uma alternativa:
a)
Ética é um conjunto de práticas corretas que os indivíduos devem seguir para o bem comum.

b)
Ética é um conjunto de leis específicos a cada contexto social que orientam a conduta dos indivíduos.

c)
Ética é a reflexão sobre noções e princípios que fundamentam a vida moral. É o conjunto de princípios e valores que norteiam as escolhas, a ação moral.

d)
É um conjunto de regras assumidas e aceitas, livres e conscientemente pelos indivíduos para organização de um grupo social, segundo os valores do bem e do mal.

Respostas

respondido por: daianys
0
(b)
b)
Ética é um conjunto de leis específicos a cada contexto social que orientam a conduta dos indivíduos.
respondido por: joycegsilva
0

Resposta:

problemas de conduta ética podem não ser ilegais

Explicação:

Ética é tema e agenda do momento. Por um lado, por que felizmente a humanidade, ou parte dela, vem de modo crescente percebendo a necessidade de agir eticamente, ou seja, em acordo com os valores morais socialmente determinados. É nesse sentido, inclusive, que podemos falar em atitude ética quando os princípios e valores da moral, sendo conhecidos, orientam as relações entre os indivíduos e grupos de indivíduos. Mas a ética é também assunto e agenda do momento, por que uma outra parte da humanidade parece preferir agir ao arrepio dos valores morais socialmente aceitos e, desta forma, de forma aética.

Herbert de Souza, o Betinho, o tão belamente cantado ¿irmão do Henfil¿, liderou em anos passados a campanha pela ética na política, campo em que a questão é premente. Mas não é apenas na política. A imprensa tem demonstrado que o problema é mais geral: nos negócios, nas redes sociais, em âmbitos religiosos, na medicina, etc, etc. Até mesmo no nosso dia a dia a coisa se faz presente: nos sinais de trânsito, nas vagas de estacionamento, nas filas, no QI (quem indica), no padrão ¿gosto de levar vantagem¿. No ambiente profissional, a ética do trabalho, o assunto adquire dimensão própria, e a todos nos afeta.

Por outro lado, nem tudo o que a lei prevê e enquadra vale para as questões da ética. Ou seja, existem aspectos, ou condutas, que, embora legais, podem não ser considerados éticos. Por exemplo, tratar uma pessoa com desdém, ou de forma pouco educada ou, ainda, dar uma informação propositalmente errada a quem pede. Nunca soube de alguém que fosse preso por colar numa prova, mas do ponto de vista ético, não resta dúvida sobre este tipo de atitude.

Gandhi ensina que devemos ser a mudança que queremos no mundo, ou seja, desde já ou desde sempre, devemos nos conduzir segundo os fins que buscamos. Se nossos objetivos são justos e honestos, a melhor forma de construí-los é sendo justos e honestos. É o contrário da máxima os fins justificam os meios, atribuída a Maquiavel. Os fins devem estar presentes nos meios.

Portanto, saber o que é ética, sua distinção e relação com a moral, saber como e por que agir dentro da ética, constitui aspecto necessário à formação do

Perguntas similares