1. (G1 - cps 2007) Considere o texto de Paulo Freire.
Adestram-se animais, cultivam-se plantas e educam-se os seres humanos... Poderíamos dizer que o cultivo, o adestramento, a educação passam pela vida. Na história da experiência de viver que caracteriza a experiência de outros animais, das árvores e da experiência humana, nós, homens e mulheres, fomos os únicos capazes de inventar a existência.
A invenção da existência deu-nos a possibilidade de estarmos não apenas no mundo, mas com o mundo. Eu posso mudar o mundo e é fazendo isso que eu me refaço. É mudando o mundo que eu me transformo também. Homens e mulheres inventam a história que eles e elas criam e fazem. Nós temos de colocar a existência decentemente frente à vida, de tal maneira que a existência não mate a vida e que a vida não pretenda acabar com a existência, para se defender dos riscos que a existência lhe impõe. Isso, para mim, faz parte dessa briga pelo verde. Lutar pelo verde, tendo certeza de que sem o homem e a mulher, o verde não tem cor.
(Adapatado de: acessado em: fev. 2007.)
No texto, o autor explicita seu ponto de vista sobre alguns aspectos da evolução da vida no planeta. Com base nas ideias desse autor, pode-se afirmar que *
1 ponto
a) a preservação do planeta dependerá do adestramento dos seres humanos.
b) o equilíbrio entre o homem e a natureza será destruído pela "revolução verde".
c) a invenção da existência provocará grandes catástrofes naturais no planeta.
d) a vida do planeta dependerá da forma como o homem construir sua existência.
e) os seres humanos viverão com base nas experiências de outros animais e vegetais.
Respostas
respondido por:
6
Resposta:
d) a vida do planeta dependerá da forma como o homem construir sua existência.
Explicação:
No trecho: " Nós temos de colocar a existência decentemente frente à vida, de tal maneira que a existência não mate a vida e que a vida não pretenda acabar com a existência,..." o autor diz que para que haja uma harmonia, a vida e a existência devem que estar equilibradas.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás