• Matéria: Pedagogia
  • Autor: newtontorres
  • Perguntado 9 anos atrás

Um Apólogo.
Machado de Assis
Era uma vez uma agulha, que disse a um novelo de linha:
__Por que está com esse ar, toda cheia enrolada, para fingir que vale alguma cousa neste mundo?
__Deixe-me, senhora.
__ Que a deixe? Que a deixe, por que? Porque lhe digo que está com um ar insuportável? Repito que sim, e falarei sempre que me der na cabaça.
__ Que cabeça, senhora? A senhora não é alfinete, é agulha. Agulha não tem cabeça. Que lhe importa o meu ar? Cada qual tem o ar que Deus lhe deu. Importe-se com a sua vida e deixe a dos outros.
__ Mas você é orgulhosa.
__Decerto que sou.
__Mas por quê?
__É boa! Porque coso. Então os vestidos e enfeites de nossa ama, quem é que os cose, senão eu?
__Você? Esta agora é melhor. Você é que os cose? Você ignora que quem os cose sou eu e muito eu?
__Você fura o pano, nada mais; eu é que coso, prendo um pedaço ao outro, dou
feição aos babados...
__Sim, mas que vale isso? Eu é que furo o pano, vou adiante, puxando por você, que vem atrás obedecendo ao que faço e ando...
__Também os batedores vão adiante do imperador.
__Você é imperador?
__Não digo isso. Mas a verdade é que você faz um papel subalterno, indo adiante; vai só mostrando o caminho, vai fazendo o trabalho obscuro e ínfimo. Eu é que prendo, ligo, ajunto...
Estavam nisto, quando a costureira chegou à casa da baronesa. Não sei se disse que isto se passava em casa de uma baronesa, que tinha a modista ao pé de si, para não andar atrás dela.Chegou a costureira, pegou do pano, pegou da agulha, pegou da linha, enfiou a linha na agulha, e entrou a coser. Uma e outra iam andando orgulhosas, pelo pano adiante, que era a melhor das sedas, entre os dedos da costureira, ágeis como os galgos de Diana __ para dar a isto uma cor poética. E dizia a agulha:
__ Então, senhora linha, ainda teima no que dizia há pouco? Não repara que esta distinta costureira só se importa comigo; eu é que vou entre os dedos dela,
unidinha a eles, furando abaixo e acima...
A linha não respondia; ia andando. Buraco aberto pela agulha era logo enchido por ela, silenciosa e ativa, como quem sabe o que faz, e não está para ouvir palavras loucas. A agulha, vendo que ela não lhe dava resposta, calou-se também, e foi andando. E era tudo silêncio na saleta de costura;não se ouvia que o plic-plic-plic da agulha no pano. Caindo o sol, a costureira dobrou a costura, para o dia seguinte. Continuou ainda nessa e no outro, até que no quarto acabou a obra, e ficou esperando o bile.
Veio a noite do baile, e a baronesa vestiu-se. A costureira, que a ajudou a vestir-se, levava a agulha espetada no corpinho, para dar algum ponto necessário. E enquanto compunha o vestido da bela dama, e puxava de um lado ou outro, arregaçava daqui ou dali, alisando, abotoando, acolcheteando, alinha para moar da agulha, perguntou-lhe:
__ Ora agora diga-me, quem é que vai ao baile, no corpo da baronesa, fazendo parte do vestido e da elegância? Quem é que vai dançar com ministros e diplomatas, enquanto você volta para a caixinha da costureira, antes de ir para o balaio das mucamas? Vamos, diga lá.
Parece que a agulha não disse nada; mas um alfinete, de cabeça grande e não menor experiência, murmurou à pobre agulha:
__ Anda. aprende, tola. Cansas-te em abrir caminho para ela e ela é que vai gozar da vida, enquanto aí ficas na caixinha de costura. Faze como eu, que não abro caminho para ninguém. Onde me espetam, fico.
Contei esta história a um professor de melancolia, que me disse,abanando a abeça:
__ Também eu tenho servido de agulha a muita ordinária!
Texto extraído do livro " Para Gostar de Ler - Volume 9 - Contos", Editora Ática - São Paulo, 1984, pág. 59.

Leia o conto, ouça o áudio ( que é o mesmo conto ) disponível e construa um texto que contemple os seguintes itens:
- características da fábula
- interpretação de " Um apólogo", de Machado de Assis.
Você deve compor um texto que contemple os dois itens acima de modo claro, coeso e coerente. Muita atenção à correção gramatical.
A dica é você escrever a sua resposta e depois fazer a revisão textual. Você pode utilizar o revisor do Word.
Depois desta revisão, reescreva o que julgar necessário.
Lembre-se de que a revisão não é apenas para questões ortográficas, mas fundamentalmente para que o autor ( no caso, você) perceba se conseguiu produzir um texto de acordo com os seus objetivos.
Um abraço.


newtontorres: Gente alguém fez? Algum professor de portugues
valeriarosa1: O conto de Machado de Assis tem como objetivo que os leitores procurem imaginar os objetos de costura como pessoas com diferentes modos de pensamento. A agulha como uma pessoa que canta a vitória antes da hora e que se preocupa bastante com a vida dos outros. A linha como uma pessoa sossegada que faz seu trabalho, não se deixando influenciar pelo o que as outras pessoas falam, comprovando um velho ditado: “quem ri por ultimo, ri melhor”. Assis procura além de tudo, que as pessoas ao lerem este c
psicopedagogasa: A fábula é uma narrativa figurada, cujos personagens são geralmente animais com características humanas.
Ela pode ser escrita em prosa ou em verso, Sempre sustentada por uma lição de moral na conclusão da história.
O conto de Machado de Assis tem o mesmo objetivo transmitir uma lição de moral, igualmente as fábulas.
Pois vemos objetos de costura passam a ter uma característica humana, apresentando comportamentos de soberba e altivez. Como é o caso da agulha.
Ela é uma pessoa que canta a vitória
icok: Desculpe, mas olhe o texto da pergunta: Construa um texto que contemple... 1- Características do texto
icok: 2 - grifo: Interpretação de " um apólogo", de Machado de Assis, ou seja a produção de texto é sobre a fábula que lemos e não escrever outra.
psicopedagogasa: Na minha atividade pede os objetivos da fábula e a interpretação do texto "um apólogo". Por isso o meu texto tem essas características. O texto deve ter as duas solicitações nela. Ok. Boa sorte para nós.

Respostas

respondido por: icok
22
Recomendo um resumo do site: http://oblogderedacao.blogspot.com.br/2012/08/uma-breve-analise-redacional-de-um.html

gloriariani: interresantissimo. parabéns, obrigado
valeriarosa1: O conto de Machado de Assis tem como objetivo que os leitores procurem imaginar os objetos de costura como pessoas com diferentes modos de pensamento. A agulha como uma pessoa que canta a vitória antes da hora e que se preocupa bastante com a vida dos outros. A linha como uma pessoa sossegada que faz seu trabalho, não se deixando influenciar pelo o que as outras pessoas falam, comprovando um velho ditado: “quem ri por ultimo, ri melhor”. Assis procura além de tudo, que as pessoas ao lerem este c
jpsets: Olá...Na demorei para compreender, o que estava sendo solicitado, de inicio achei que era para informar as características dessa fábula, no caso iria colocar que as características seriam: a mesma trata-se de um conto, narrativo, ......,entre outras características, e logo aria informar a que eu havia interpretado do testo. Porém redobrei a atenção, e o mesmo na realidade solicita que possamos descrever uma outra fábula, com as mesma característica da fábula "o apólogo" e interpretação parecida
jpsets: sendo assim enviei a seguinte: O Coelho e a Tartaruga
O coelho se sentia o animal mais veloz de todos na floresta. Certo dia ele encontrou com a tartaruga, a qual propôs uma corrida, onde ela seria vencedora. O coelho caiu na gargalhada.
– uma corrida? Eu e a tartaruga.
– É mais fácil um leão cacarejar do que eu perder uma corrida para você, respondeu o coelho. No dia seguinte a raposa foi escolhida para ser a Juíza da prova. Assim que foi dado o sinal da largada da partida o coelho saiu na
jpsets: frente a toda velocidade. A tartaruga não se abalou e continuou a disputa, porém o coelho estava tão certo da vitória que resolveu parar e tirar uma soneca. Pensando que mesmo que a tartaruga passasse a sua frente, era só correr um pouco que ele ultrapassava – e dormiu tranquilo, que nem percebeu quando a tartaruga com sua marcha lenta mais constante, passou. Quando acordou continuou a correr com ares de vencedor. Mais, para sua surpresa a tartaruga que não descansou um só minuto, cruzou a linha
jpsets: de chegada em primeiro lugar. Desse dia em diante o coelho tornou-se alvo das chacotas da floresta, quando dizia que era o animal mais veloz, todos lembravam de uma certa tartaruga. Moral: Quem segue devagar mais com constância sempre chega na frente.
jpsets: OBS: agora está completa, como este espaço é só para comentário, já que a pergunta já foi respondida, o espaço que é liberado é curto, por isso a mesma foi enviada em 3 "pedaços". Esse é só um exemplo, poderão modificá-la ou pegar uma fábula parecida pela internet mesmo. ESPERO TER AJUDADO
Perguntas similares