• Matéria: Matemática
  • Autor: gbdiasb
  • Perguntado 9 anos atrás

Um rapaz deseja calcular a distância entre duas árvores que estão na outra margem de um rio,cuja margens são paralelas naquele trecho.Observando o desenho sabe-se que a largura do rio é de 150m. Qual é a distância entre as árvores?


Desenho ta um pouco torto rsrsrs.

Olha vou fazer outra tipo de pergunta aqui também,eu NÃO ENTENDO TRIGONOMETRIA!Eu entendi que tenho que descobrir ali que tem 2 triângulos retângulos,Ahhh esqueceu eu não sei expressar essa dúvida

Anexos:

Respostas

respondido por: matheuslourenss
0
Um dos lados do triangulo é 150m. Precisamos achar a hipotenusa de todos os angulos... O cateto oposto à 30º sempre será a metade da hipotenusa, então, no primeiro caso já sabemos que a hipotenusa é o dobro do cateto oposto a 30, que no caso é 300. O do 60 graus, basta achar a tangente de 60º para achar o cateto adjacente, que é tg60=Cateto oposto/ Cateto adjacente. A tg de 60 graus é 0.5, o cateto oposto a 60º é 150m, então fica, 0.5/1=150/Cateto adjacente. Faz a regra de três simples(multiplica cruzado) e vc achara o valor do cateto adjacente, que no caso é 300m. Agora que temos os valores dos catetos, basta achar a hipotenusa e para isso usamos o teorema de pitágoras, que diz que a hipotenusa ao quadrado é igual a soma do quadrado dos catetos. então substituindo fica, h²=150²+300², fazendo as contas, ficará aproximadamente que o h=334,4... Achamos os valores dos catetos do triangulo do "meio". Agora é só aplicar pitagoras de novo para achar o valor da hipotenusa, que no caso, é a distancia entre as duas árvores, que dará aproximadamente 500m.

gbdiasb: Amigo o gabarito diz que a resposta é 200V3 (200 raiz quadrada de 3)
Perguntas similares