Respostas
Resposta:
Não
Explicação:
O diabetes não passa de pessoa para pessoa.
Resposta:
Pode ser que sim.
Explicação:
pensar na possibilidade do diabetes ser contagioso parece loucura. Mas, na verdade, alguns pesquisadores têm considerado que a condição pode, teoricamente, ser transmitida entre indivíduos.
As causas para o desenvolvimento do diabetes ainda são um mistério na medicina, mas algumas características comuns foram determinadas. Uma delas, observada recentemente em biópsias de pâncreas de pacientes com diabetes tipo 2, é um frequente acúmulo de amilóide (fibras microscópicas de peptídeos e proteínas) nas regiões do pâncreas que secretam a insulina, conhecidas como ilhotas de Langerhans.
Essas amilóides também podem ser observadas em outros órgãos, como o coração, por exemplo. Dessa forma, seu acúmulo pode levar ao aparecimento de doenças mais graves.
As alterações que essas fibras causam no pâncreas são nas funções das suas células, o que pode contribuir para o desenvolvimento do diabetes. Mais do que isso, algumas das proteínas encontradas nas ilhotas do pâncreas de diabéticos apresentam uma estrutura peculiar, semelhante aos príons – partículas protéicas infecciosas.
A partir dessa informação, cientistas da Universidade do Texas, em Houston, nos EUA, tiveram sucesso ao induzir diabetes tipo 2 em animais de laboratório, simplesmente injetando as proteínas semelhantes ao príon (chamadas de IAPP) que infiltram no pâncreas de diabéticos.
espero ter ajudado :)