• Matéria: Filosofia
  • Autor: murillobnunes03
  • Perguntado 5 anos atrás

A mentalidade de uma cidade romana estava intensamente ligada à legitimidade do Império e do poder do imperador, marcada, principalmente, pela presença do culto ao imperador como salvador, de modo que não nos devemos surpreender com o movimento teológico do hino de Filipenses 2:5-11 que, na análise exegética, se contrapõe ao movimento ideológico do Império com sua pregação da pax romana (paz romana) como fruto da conquista militar. De acordo com [...] o culto de Augusto, como o de seus filhos adotivos Gaio e Lúcio César, já existiam em Filipos quando Paulo chegou à cidade. O culto de Lívia fora introduzido por Cláudio em 44 d.C., mas o apóstolo pode não ter visto o monumento com as estátuas das sete sacerdotisas em frente ao templo, porque provavelmente ainda não fora construída antes da segunda metade do século I d.C. (KOUKOULI CHRYSANTAKI, 1998, p. 16).

ZABATIERO, Júlio Paulo Tavares Mantovani. Métodos de Estudos Bíblicos no Novo Testamento. Reimpressão 2018.

A partir do texto acima analise as afirmações abaixo e marque (V) verdadeiro ou (F) falso.

( ) O culto ao imperador, nas colônias romanas, não era visto como uma questão religiosa, mas como fidelidade ao império.
( ) O culto ao imperador era um estrutura ideológica de comunicação de visão do império, portanto uma importante ferramenta de dominação.
( ) O texto de Filipenses 2:5-11 contrapõe a ideologia do império ao reconhecer Jesus como o servo fiel reconhecido como Senhor (Kúrios).

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
V, V, V

Alternativa 2:
V, V, F

Alternativa 3:
V, F, V

Alternativa 4:
F, V, V

Alternativa 5:
F, F, V


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Respostas

respondido por: Anônimo
9

Resposta:

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Explicação:


Anônimo: Alternativa 4:
F, V, V
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