Me ajudem por favor!!
Os seres humanos não nascem preconceituosos, ou seja, o preconceito não é um fenômeno natural, instintivo ou inevitável. Ao contrário. Atitudes, sentimentos e comportamentos preconceituosos são apreendidos, interiorizados pelas pessoas desde a mais tenra idade.
Inconscientemente, as crianças absorvem noções preconcebidas, sem que tenham possibilidade de avaliá-los de maneira crítica, o que torna muito difícil vê-las na vida adulta. Além disso, são geralmente os adultos (e a autoridade dos mais velhos não costuma ser contestada na infância) os responsáveis pela difusão do preconceito.
Por outro lado, expressões preconceituosas têm forte apelo emocional, resultando em manifestações profundamente irracionais. Assim, as crianças passam longos anos ouvindo dos adultos, frases como: “homem não chora”; “Você deve aprender a cozinhar para que possa se casar”; “Lugar de mulher é na cozinha”; “Os negros têm o samba no sangue”; “Eu odeio judeus”; “Os nordestinos são todos preguiçosos”.[…]
Jogos e brincadeiras infantis, aparentemente ingênuas, constituem poderosos meios de socialização da criança. Eles também não escapam à atuação do preconceito.[…].
Desse modo, ideias preconceituosas e estereotipadas vão sendo criadas, cristalizadas de geração a geração (no meio familiar, no convívio social mais amplo, na escola ou através da mídia), sem que as pessoas se deem ao trabalho de verificar se são falsas ou não.
3. Para o texto, o preconceito nasce de fenômenos:
a) naturais
b) instintivos
c) emocionais
d) sociais
e) inconscientes
4. Quanto à tipologia, o texto lido é:
a) dissertativo, pois evidencia um ponto de vista.
b) narrativo, pois conta a história do preconceito.
c) descritivo, pois descreve a figura do preconceito.
d) é de gênero incerto, pois não dá para classificar.
e) é lírico, pois há poucas palavras para muito sentido.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
3.
(d)
4.
(c)
espero ter ajudado
ayllanaborges1415:
Obrigada!!!
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás