Os geólogos são os cientistas que estudam a formação e as transformações da Terra. As maiores perfurações já feitas na crosta terrestre (em busca de petróleo, por exemplo) não ultrapassaram 13 km de profundidade. Sendo assim, como os geólogos podem sugerir como é a estrutura interna da Terra?
Respostas
Por meio de evidências indiretas, como a lava expelida por vulcões, a análise de rochas da própria crosta e a propagação das ondas sísmicas que causam os terremotos
Esse exercício exige que o aluno recupere assuntos trabalhados em Geografia, no Caderno 2. Isso deve ser ressaltado no encaminhamento das orientações para o aluno realizar a tarefa
Resposta:
Através de outros fenômenos naturais, como terremotos, erupções, e o estudo de vulcões que possuem ligação direta com o núcleo da Terra.
Explicação:
Os terremotos se devem ao movimento e colisão das placas tectônicas, com isso já é possível concluir que a Terra possui mais de uma camada, as erupções dos vulcões se devem a colisão de placas perto de um que afeta diretamente ao núcleo da Terra o que faz com que sua lava fique agitada e seja expelida para fora, os vulcões a lava deles provém de algum lugar, essa foi a ideia para se concluir que a terra posse uma bola incandescente no seu interior, semelhante ao sol. E foi dessa maneira que os geólogos e cientistas descobriram a formação interna da Terra, há vários outros fatores como por exemplo: Um estudo na denominada Fossa das Marianas que é o local mais profundo da Terra em que o ser humanos possa ir sem complicações, esse estudo confirmou que no seu limite da profundidade não é gelado, e sim a temperatura começa a aumentar, o que comprova a existência de um núcleo na camada interna da Terra.