Cuidar da Educaça a fuzer oliema tados
QUESTÃO 01 - Com base nas leituras dos textos acima e de sua “bagagem de conhecin
Amazônica, responda:
A)(NPI/UFPA.1997)- Identifique as diferenças existentes entre os conceitos de Amazônia Legal, a
Norte, do IBGE. E explique o que você entende por Amazônia Internacional?
QUESTÃO 02.Sobre as características dos aspectos físicos da região Norte, responda (V)
falso.
TAUDUT O JADIUM AHUTID 189
rônica é uma floresta pluvial, que se desenvolve em ambientes
ríodos das cheie
Respostas
Explicação:
A Universidade Federal do Pará (UFPA), em parceria com o Ministério das Cidades e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sediará, nos dias 6 e 7 de dezembro, no auditório do Instituto de Ciências Jurídicas, Campus Profissional, em Belém, a “Oficina Norte: avanços e perspectivas para regularização fundiária urbana na Amazônia”. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de novembro, no Portal Capacidades, do Ministério das Cidades. Já confirmaram participação no evento representantes do Acre, do Rio de Janeiro, de São Paulo, do Rio Grande do Norte, de Brasília e do Pará.
O objetivo Oficina Regional Norte é debater e capacitar os participantes para os desafios da implementação da Lei Federal 13.465/2017, novo marco de regularização fundiária urbana, e os seus desdobramentos nos sete Estados da Região Norte. Este preceito exige a adoção de novos paradigmas de regularização das cidades na Amazônia Legal.
O Brasil possui atualmente 5.570 municípios e a Região Norte ocupa aproximadamente 4 mil quilômetros quadrados, com uma população estimada em 17,92 milhões de habitantes, segundo dados do IBGE de 2017, correspondente a cerca de 8% da população brasileira. Dos 377 municípios existentes na região, parte significativa não possui o domínio sobre as suas terras, o que se torna uma barreira para superar as desigualdades regionais, e revela-se um enorme desafio para a gestão de planejamento e de desenvolvimento urbano.
acho que he assim