como foi o início do governo do presidente Francisco Solano Lopez no início de sua administração?
Respostas
fortemente Solano López, aliado dos blancos. Solano López recebia informes dos acontecimentos da Guerra Civil Uruguaia por meio de representantes radicais dos blancos, os quais convenceram-no que a ação brasileira visava a interesses anexionistas e que a próxima nação alvo desse expansionismo era o Paraguai. O Brasil, no entanto, não possuía interesses expansionistas, já que estava voltado unicamente a questões econômicas, visando garantir os negócios de brasileiros no Uruguai e destituir os blancos fortemente antibrasileiros.
Ao ser convencido incorretamente de que o Brasil representava uma ameaça à soberania do Paraguai, Solano López deu um ultimato ao governo brasileiro, em agosto de 1864, para que este não interviesse nos assuntos uruguaios. O governo brasileiro ignorou as advertências paraguaias e, em setembro do mesmo ano, invadiu o Uruguai em apoio aos colorados. A invasão brasileira destituiu o governo blanco e colocou os colorados no poder com Venancio Flores na presidência do Uruguai.
A essa altura, o Paraguai já possuía um enorme exército preparado para entrar em ação. Assim, como represália à invasão do Uruguai pelo Brasil, o Paraguai aprisionou uma embarcação brasileira que navegava pelo rio Paraguai – o Marquês de Olinda – e invadiu o Mato Grosso em dezembro de 1864.
A entrada da Argentina no conflito ocorreu quando as tropas paraguaias, com o objetivo de socorrer os blancos uruguaios, invadiram o território argentino. Essa invasão aconteceu porque o presidente Mitre não autorizou a passagem das tropas paraguaias pelo território argentino, que rumavam em direção ao Rio Grande do Sul. Com isso, Brasil, Argentina e Uruguai – agora governado pelos colorados – reuniram-se em uma aliança
Explicação:
ja vou indo