QUESTÃO 1
Um breve olhar para a História da Ford Company
A empresa foi fundada em 3 de Novembro de 1901, por Henry Ford (*30/07/1863 - 07/04/1947) - um norte americano que era empreendedor, engenheiro mecânico e autor dos livros Minha Filosofia de Indústria e Minha Vida e Minha Obra.Em princípio foi chamada de Henry Ford Company. Em agosto de 1902, o nome da empresa passou para Cadillac Motor Company. A companhia passou a operar como Ford Motor Company em 1903, com o apoio de doze investidores levantaram 28 mil dólares para a empresa.
Nos primeiros anos, a Ford produzia apenas poucos carros por dia, na fábrica da Mack Avenue em Detroit. O trabalho era desenvolvido por grupos de dois ou três homens em cada carro. Eles faziam a montagem com peças que vinham de fornecedores contratados pela Ford. Dez anos depois é implantado o conceito de linha de montagem móvel. Herry Ford trouxe grande parte da produção das peças para dentro da fábrica em uma integração vertical, reduzindo os custos de produção. A empresa passa a fabricar um carro a cada 98 minutos e ainda oferecer salários melhores aos funcionários.
A companhia passou a liderar o mundo com a expansão e o conceito é usado até hoje. Além disso, o empenho de Henry Ford para baixar os custos de produção, trouxe, como resultado, inovações técnicas e de negócios. Entre elas está o sistema de franquias - com concessionárias na América do Norte e, depois, no mundo.
Mac Society: “Qualquer cor, desde que seja preto (ou branco)”
[...] “Ford era motivo de piada entre economistas, por vender seus automóveis por preços muito abaixo do que sua demanda permitiria, reduzindo ainda mais os preços ano após ano. Vendia os melhores carros por preços impraticáveis para o resto da indústria automobilística, que mal conseguia produzir suas próprias peças. Criou também maneiras de manter seus carros sempre em evidência na mídia através de anúncios, notícias, clubes de fãs, levando o carro para que pessoas experimentassem a simplicidade de dirigir o modelo T. Criou uma vasta rede de revendas partilhando o enriquecimento de suas franquias e permitindo a presença da Ford em praticamente todas as cidades da América do Norte. Mesmo com preços muito baixos, o crescimento dos
lucros da Ford superava 100% a cada ano. Em 1918, metade dos carros nos EUA eram modelos T — fase em que Henry Ford disse sua famosa frase “O cliente pode ter o carro da cor que quiser, contanto que seja preto.” Até que o mercado aprendesse a reagir à Ford, a empresa produzia um terço de todos os automóveis do mundo. A Ford era sinônimo de medo, obsessão, fascínio, inveja, e a imagem de seu fundador frequentemente transitava entre lunático e gênio. Troque o nome Henry Ford por Steve Jobs e “automóveis” por “computadores” (na falta de um termo melhor) e provavelmente não perceberá muitas outras diferenças.
Uma lenda urbana já esquecida no tempo conta que, certa vez, Henry Ford contratara uma consultoria para rever todos os processos produtivos de sua nova fábrica, conhecida como “Rouge Plant”. Durante meses todos os processos foram analisados e remontados. Em uma das últimas visitas do consultor, Henry foi surpreendido com uma pergunta: “Sr. Ford, sua fábrica detém os melhores processos, cargos, funções de trabalho e produtividade exímios. Porém, todos os dias em que visitei o senhor em sua sala, passava em frente a uma sala próxima, o que me fazia imaginar ser de um alto executivo e não podia deixar de notar que, além de não ter atribuições em seu organograma, esse funcionário estava quase sempre com as pernas na mesa e, volta e meia, comendo uma maçã.” [Interessante…] Henry Ford dava especial atenção ao consultor e, com um breve sorriso, respondera: “Esse homem desocupado, com os pés sobre a mesa, foi o idealizador de processos da fábrica responsáveis por multiplicar por cinco a nossa eficácia e é também o mentor de ‘detalhes’ em nossos carros entre os quais faróis, buzina, retrovisor, para-lamas, vidros basculantes e muitos outros. Aquele desocupado, como o senhor o descreve, é responsável sozinho por 80% de todas as inovações da Ford.”[...]
Com base no case da Ford Company, se coloque no lugar do Gestor Comercial da companhia e faça esse exercicio para seus superiores:
1. Observando o posicionamento da marca, faça uma relação com o composto de Marketing (Produto; Preço; Praça; Promoção).
2. Em época de (pós) pandemia, como futuro profissional de GESTÃO COMERCIAL, em que você basearia a pesquisa de mercado da marca? Coloque o problema, objetivo geral e objetivos específicos.
3. Crie uma gestão estratégica para o segundo semestre de 2020, considerando a concorrência das marcas chinesas e coreanas, para a venda de um carro popular da Ford (Ford Ka) - um dos campeões de venda no mercado brasileiro.
Respostas
Resposta 1. Sobre o Composto de Marketing, ele envolve Produto; Preço; Praça; Promoção, sendo que Produto é o que é vendido, seja físico ou não (serviço), sendo Preço um fator importantíssimo, media o valor percebido do produto pelo consumidor. Praça o canal de venda/distribuição, Promoção engloba como o produto será promovido para o consumidor.
Resposta 2. Como futuro profissional de GESTÃO COMERCIAL, a pesquisa de mercado da marca precisa avaliar os sentimentos do consumidor, seu poder aquisitivo, a micro e a macro economia, principalmente regionalmente, onde o produto ou serviço serão oferecidos.
Resposta 3. Uma forma de gestão estratégica para o segundo semestre de 2020 é a otimização dos recursos financeiros no que se refere a todo o processo de produção e viabilização do produto ou serviço, bem como atender as demandas latentes do consumidor, de forma rápida, eficiente e confiável, fazendo frente às marcas chinesas e coreanas.