Explique como a caça e o comércio ilegal de a
animais bem como o consumo de carnes
pode aumentar o risco de contaminacão por
vírus:
Respostas
Explicação:
Além dos prejuízos ao meio ambiente, a caça clandestina e o consumo de carne de animais silvestres, trazem uma série de riscos à vida humana. Os tatus, por exemplo, são animais abatidos com bastante frequência. O que muitas pessoas não sabem é que esses bichos podem servir de reservatórios para diversos microorganismos, como microbactérias, tripanossoma, taxoplasma, sarcocystis, leptospirose, esporotrix e paracoccidioides.
Dentre as micobactérias presentes, destaca-se a Mycobacterium leprae (ou Bacilo de Hansen), patógeno causador da hanseníase, anteriormente chamada de lepra. Essa é uma doença crônica infecto-contagiosa, de evolução lenta, que pode ficar incubada no organismo por um período de dois a sete anos. Ela causa lesões na pele e acomete nervos periféricos, principalmente nos olhos, mãos e pés. A evolução da doença depende do grau de imunidade da pessoa infectada. Atualmente, o tratamento requer quimioterapia.
A transmissão entre pessoas é conhecida e se dá através das vias respiratórias, mas também por fontes ambientais como água contaminada ou contato com tatus infectados. O ser humano pode se contaminar através da carne de caça em diversas etapas do processo: transporte, preparo ou principalmente manuseio dos itens, pelo contato de fluidos com portas de entrada, como feridas abertas, arranhões ou até picadas de insetos.