• Matéria: História
  • Autor: Ricardosoldan
  • Perguntado 5 anos atrás

Alguém me ajude rápido Após a divisão do Império Carolíngio o mesmo foi fragmentado em três partes. Diga o nome dos novos reinos formados a partir do Império carolíngio.

Respostas

respondido por: amandaaluiza06
4

Resposta:

O Império Carolíngio (800-888) foi um grande império dominado pelos francófonos na Europa Ocidental e Central durante o início da Idade Média. Era governado pela dinastia Carolíngia, que governava como reis dos Francos desde 751 e como reis dos Lombardos na Itália a partir de 774. Em 800, o rei franco Carlos Magno foi coroado imperador em Roma pelo Papa Leão III, num esforço para transferir o Império Romano do oriente para ocidente.[1] O Império Carolíngio é considerado a primeira fase da história do Sacro Império Romano-Germânico, que durou até 1806.

O Império Carolíngio na sua maior extensão, com as três divisões principais de 843 nações e tributários para o leste

Após uma guerra civil (840-843), depois da morte do Imperador Luís, o Piedoso, o Império foi dividido em reinos autônomos, com um rei ainda reconhecido como imperador, mas com pouca autoridade fora do seu próprio reino. A unidade do império e o direito hereditário dos carolíngios continuou a ser reconhecido.[2] Em 884, Carlos, o Gordo reuniu todos os reinos carolíngios pela última vez, mas com sua morte em 888, o império foi novamente dividido.[3] Como o único herdeiro legítimo da dinastia que restava ainda era uma criança, a nobreza elegeu reis regionais de fora da dinastia ou, no caso da Frância Oriental, um carolíngio ilegítimo.[4] A linha ilegítima continuou a governar no leste até 911, enquanto na Frância Ocidental a legítima dinastia Carolíngia foi restaurada em 898 e governou até 987, com uma interrupção de 922 para 936.

A dimensão do império no seu início era de cerca de 1.112.000 km² com uma população entre 10 e 20 milhões de habitantes.[5] O seu coração era Frância, a terra entre o Loire e o Reno, onde se situava a sua capital simbólica, Aachen. No sul, o império atravessava os Pirineus e fez fronteira com o Emirado de Córdova e, após 824, com o Reino de Pamplona; a norte, fez fronteira com o reino dos dinamarqueses; a oeste, tinha uma curta fronteira terrestre com a Bretanha, que mais tarde foi reduzida a um afluente; a leste, tinha uma longa fronteira com os eslavos e os ávaros, que acabaram por ser derrotados e as suas terras incorporadas no império. No sul, na Itália, as pretensões dos carolíngios à autoridade foram contestadas pelos bizantinos (romanos orientais) e pelos vestígios do reino lombardo no Ducado de Benevento.

O termo "Império Carolíngio" é uma convenção moderna e não foi utilizado pelos seus contemporâneos. A língua dos atos oficiais no império era o latim. O império era chamado de universum regnum ("todo o reino", em oposição aos reinos regionais), Romanorum sive Francorum imperium("Império dos Romanos e Francos"), Romanum imperium ("Império Romano"), ou mesmo imperium christianum ("Império Cristão").

(se puder marcar a minha resposta como a melhor eu agradeço)


Ricardosoldan: Como marca sou novo aqui
Perguntas similares