As regiões brasileiras não são homogêneas em relação ao clima, isso acontece devido à proximidade do país em relação à Linha do Equador e ao Trópico de Capricórnio, que são as linhas imaginárias da Terra, as quais permitem conhecer a dinâmica do clima. Nesse sentido, no interior do território brasileiro há uma variação de tipos climáticos e até diferentes tipos de classificações climáticas. Diante desse pressuposto, considerando as regiões climáticas, analise o gráfico abaixo e as afirmações a seguir.
Figura 1 – Temperatura média em Curitiba (°C)
Fonte: .
I. A cidade de Curitiba registra baixas temperaturas, em que mesmo nos meses mais quentes do ano a média não ultrapassa 22° C. Isso acontece porque está localizada no Sul do país, abaixo do Trópico de Capricórnio.
II. A série histórica para analisar a temperatura da cidade de Curitiba deveria ser de 50 anos e não de 29 anos, como está no gráfico, pois, utilizando séries mais longas, a precisão de informação é mais precisa.
III. A região Sul, onde está localizada a cidade de Curitiba, é de clima tropical, com temperaturas elevadas e meses secos e chuvosos, isso faz com que o clima da cidade tenha grandes variações de temperatura.
É correto o que se afirma em:
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
Questão 1
Explicação:
Ao analisar o mapa fica explicito que não houve elevação acima de 22 graus.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás