Cantiga de Esponsais
Machado de Assis
(O TEXTO NAO CABE AQUI, TEM NO GOOGLE)
Ao criar uma obra de ficção, o autor inventa uma história com personagens, ações, enredo, uma duração temporal e um espaço. São elementos concretos e explícitos do texto narrativo, que formam o seu assunto. Mas além desses elementos há outros, geralmente implícitos, que devem ser deduzidos e interpretados pelo leitor e constituem a temática ou problemática do texto.
Considere as afirmações:
I- O texto narra a morte de um grande músico, que chega ao final da vida inconformado com o fato de nunca ter criado uma obra sua.
II- “Parece que há duas sortes de vocação, as que têm língua e as que não têm. As primeiras realizam-se; as últimas representam uma luta constante e estéril entre o impulso interior e a ausência de um modo de comunicação entre os homens.”
III- Desanimado, mestre Romão destruiu a partitura. Nesse momento, uma vizinha, moça recém-casada, pôs-se a cantarolar sua felicidade, numa melodia que era exatamente a frase musical procurada inutilmente pelo grande músico.
IV- Segundo o texto, conhecimento, experiência, sentimentos e sensibilidade não são qualidades suficientes para fazer de um artista um grande criador. Para isso ele precisa ter a capacidade de concretizar sua inspiração numa linguagem.
V- Ao perceber a proximidade da morte, mestre Romão quis terminar uma cantiga iniciada quando era recém-casado. Seu esforço, porém, foi inútil, pois felicidade que inspirara o começo da composição era apenas uma lembrança longínqua.
Traduzem elementos da temática do conto as afirmações:
A) I e III.
B) II e IV.
C) III e V.
D) I, IV e V
E) II, IV e V
AdrianZinhu:
A RESPOSTA É C GENTE
Respostas
respondido por:
6
Resposta:
B.II e IV
Explicação:
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás