• Matéria: Pedagogia
  • Autor: duddobr
  • Perguntado 5 anos atrás

PERGUNTA 7

Leia o texto a seguir.

“Desde o início as religiões afro-brasileiras se fizeram sincréticas, estabelecendo paralelismos entre divindades africanas e santos católicos, adotando o calendário de festas do catolicismo, valorizando a frequência aos ritos e sacramentos da igreja. Assim aconteceu com o candomblé da Bahia, o xangô de Pernambuco, o tambor-de-mina do Maranhão, o batuque do Rio Grande do Sul e outras denominações, todas elas arroladas pelo censo do IBGE sob o nome único e mais conhecido: candomblé. Até recentemente essas religiões eram proibidas e, por isso, duramente perseguidas por órgãos oficiais. Continuam a sofrer agressões, hoje menos da polícia e mais de seus rivais pentecostais, e seguem sob forte preconceito, o mesmo preconceito que se volta contra os negros independentemente de religião”.

PRANDI, R. O Brasil com axé: candomblé e umbanda no mercado religioso. Estudos avançados, São Paulo, v. 18, n. 52, p. 223-238, set./dez. 2004, p. 225. Disponível em: . Acesso em: 18/04/2018.

O histórico das diferentes religiões presentes no Brasil, a forma como elas se estabeleceram e a maneira como diferentes arranjos sociais propiciam maior ou menor legitimidade para determinadas crenças nos auxiliam na compreensão da realidade social brasileira. Como sabemos, a influência de preconceitos relativos a determinadas religiosidades coopera com a reiteração de outros tipos de discriminação.

O excerto de Prandi (2004) trata justamente sobre o sincretismo e a intolerância religiosa, abordando a forma como esses dois aspectos se relacionam dentro do âmbito das religiões de matriz africana no Brasil. Sendo assim, tendo como base essas considerações e o que estudamos, assinale a alternativa correta.

a. As religiões afro-brasileiras possuem um histórico de perseguição e discriminação no Brasil que está inextricavelmente atado ao preconceito racial. Assim, por sofrerem diversos tipos de violência, essas religiões acabaram se adaptando e assumindo alguns aspectos do cristianismo dominante no país.

b. Na atualidade, podemos observar uma abertura, por parte das religiões cristãs, para uma mescla de concepções de origem ocidental e oriental, de modo que há um engajamento generalizado na proposição de cultos e atividades ecumênicas com a participação de líderes de religiões de matriz africana.

c. Com a integração de religiões afro-brasileiras e cristãs, temos observado um crescente número de adeptos do que podemos chamar de “afro-cristianismo”, um movimento que abarca tanto um misticismo quanto uma teologia mais centralizada e conservadora.

d. O catolicismo possui tal influência na atual conjuntura religiosa do país, que acaba por instituir que as demais religiões incorporem suas doutrinas, a fim de que haja maior coesão entre as religiões existentes em território nacional.

e. Apesar de serem muito antigas, apenas nos últimos anos as religiões afro-brasileiras têm assumido aspectos que se aproximam do cristianismo dominante no Brasil. A aproximação de uma perspectiva cristã se dá pela tentativa de resgatar fiéis que têm se convertido a novas denominações evangélicas.

Respostas

respondido por: duddo
3

Resposta:

A

Explicação:

As religiões afro-brasileiras possuem um histórico de perseguição e discriminação no Brasil que está inextricavelmente atado ao preconceito racial. Assim, por sofrerem diversos tipos de violência, essas religiões acabaram se adaptando e assumindo alguns aspectos do cristianismo dominante no país.

Perguntas similares