Leia o excerto a seguir.
“As empresas operam em ambientes cada vez mais dinâmicos e estão continuamente expostas a fatores de risco financeiro, como taxa de câmbio, taxas de juros, preços de commodities, risco de crédito, entre outros. Para se protegerem dos potenciais impactos causados por esses fatores de risco, as empresas utilizam produtos e realizam transações visando mitigar os possíveis efeitos negativos de uma mudança de cenário. Uma dívida em dólar, por exemplo, gera o risco de variação cambial para a empresa. Por outro lado, um investimento em título prefixado gera risco de variação das taxas de juros de mercado”. GALDI, F. C.; BARRETO, E.; FLORES, E. Contabilidade de instrumentos financeiros: IFRS 9 - CPC 48. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2018, p. 159.
Com base nas informações apresentadas e no conteúdo estudado sobre a contabilização de hedge, assinale a alternativa que apresenta a relação de proteção que atende a pelo menos um requisito de efetividade de hedge.
Resposta Correta: Há uma relação econômica entre o item protegido e o instrumento de hedge.
Respostas
Resposta:
Há uma relação econômica entre o item protegido e o instrumento de hedge.
Explicação:
A alternativa está correta, pois, conforme os critérios de qualificação para contabilização de hedge no item 6.4.1 do CPC 48 , qualifica-se, para contabilização de hedge, somente se todos os critérios forem atendidos. Nesse sentido, a relação de proteção atende a todos os requisitos de efetividade de hedge e, entre eles, salienta-se a relação econômica entre o item protegido e o instrumento de hedge.
Resposta: Há uma relação econômica entre o item protegido e o instrumento de hedge.
Explicação:
Resposta correta. A alternativa está correta, pois, conforme os critérios de qualificação para contabilização de hedge no item 6.4.1 do CPC 48, qualifica-se, para contabilização de hedge, somente se todos os critérios forem atendidos. Nesse sentido, a relação de proteção atende a todos os requisitos de efetividade de hedge e, entre eles, salienta-se a relação econômica entre o item protegido e o instrumento de hedge.