7- Qual o significado de Vontade Geral em Rousseau?
9- Explique os conceitos de Virtu e Fortuna, em conformidade com Maquiavel.
10- O que diferencia o pensamento político de Maquiavel daquele concebido pela religião cristã?
Respostas
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6
7- O conceito de vontade geral, delineado na obra de Rousseau, é um dos mais retomados na filosofia política e nas teorias democráticas, a fim de se fazer referência ao ideal da soberania popular. Esse conceito, contudo, apresenta ambiguidades e pontos obscuros que criam problemas sobre os quais estudiosos ainda se debruçam para resolver, como, por exemplo, o modo de identificação da vontade geral ou do interesse comum. A questão central expressa por Rousseau, que também se coloca para as sociedades contemporâneas, é saber como conciliar a liberdade ou a autonomia política e a submissão a uma autoridade. Em outras palavras, o problema teórico a ser enfrentado é se é possível, ao mesmo tempo, ser livre e submetido a uma autoridade político-jurídica.
9- A Virtù trata-se da capacidade do príncipe em controlar as ocasiões e acontecimento do seu governo, das questões do principado. O governante com grande Virtù constrói uma estratégia eficaz de governo capaz de sobrestar as dificuldades impostas pela imprevisibilidade da história. Assim, o político com grande Virtú observa na Fortuna a probabilidade da edificação de uma estratégia para controlá-la e alcançar determinada finalidade, agindo frente a uma determinada circunstancia, percebendo seus limites e explorando as possibilidades perante a mesma.
10- É nesse sentido que o pensamento de Maquiavel conflita com o Cristianismo, que preconiza o homem como alguém que “tende para o bem”. As ambiguidades humanas justificam a postura defendida por Maquiavel, que defende a possibilidade de o governante, dependendo das circunstâncias, não guardar a palavra dada.
9- A Virtù trata-se da capacidade do príncipe em controlar as ocasiões e acontecimento do seu governo, das questões do principado. O governante com grande Virtù constrói uma estratégia eficaz de governo capaz de sobrestar as dificuldades impostas pela imprevisibilidade da história. Assim, o político com grande Virtú observa na Fortuna a probabilidade da edificação de uma estratégia para controlá-la e alcançar determinada finalidade, agindo frente a uma determinada circunstancia, percebendo seus limites e explorando as possibilidades perante a mesma.
10- É nesse sentido que o pensamento de Maquiavel conflita com o Cristianismo, que preconiza o homem como alguém que “tende para o bem”. As ambiguidades humanas justificam a postura defendida por Maquiavel, que defende a possibilidade de o governante, dependendo das circunstâncias, não guardar a palavra dada.
paquetal20:
obrigada
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