• Matéria: História
  • Autor: italosantos839
  • Perguntado 5 anos atrás

1》Quando começou a ditadura no Brasil como este período ficou conhecido?

2》 Como era a época da ditadura militar?

3》Quantas pessoas morreram durante a ditadura militar no Brasil?

4》Qual era o principal pilar de sustentação do regime militar?

5》Quem foi o terceiro presidente da ditadura militar?

6》Desenvolva um texto falando sobre os pontos mais importantes da ditadura militar.​

Respostas

respondido por: aloandreamiguel
1

Resposta:

1)Ditadura Militar foi o período da história brasileira que se estendeu de 1964 a 1985. Ficou conhecido como golpe de 64

2) Repressão , Ditadura Militar ficou marcada por ser um período de exceção, no qual todo tipo de arbitrariedade foi cometido pelo governo em nome da “segurança nacional”. A ditadura ficou marcada pelas prisões arbitrárias, cassações, expurgos, tortura, execuções, desaparecimento de cadáveres e até mesmo por atentados com bombas.

A tortura também foi um dos mecanismos da repressão e do autoritarismo da Ditadura Militar. A tortura era realizada, principalmente, contra opositores do regime,  era realizada por agentes do governo.

Pau de arara: método no qual a pessoa era pendurada em uma barra de ferro, que passava entre os punhos amarrados e as dobras dos joelhos. A vítima presa no pau de arara era colocada sob outros métodos de tortura, como o uso de choques elétricos.

Choques elétricos: eram dados por meio de fios que eram ligados ao corpo da pessoa. Os locais mais atingidos durante as sessões de choque eram as partes íntimas, mas outras partes do corpo também eram submetidas aos choques elétricos.

Geladeira: a vítima, totalmente nua, era colocada em uma sala com a temperatura baixíssima, e lá era emitido um som estridente.

Palmatória: a vítima era submetida à tortura por meio do uso de palmatória, em locais como as nádegas. A palmatória era usada até deixar a região em carne viva.

Uso de animais: muitas vítimas eram colocadas em recintos junto de animais selvagens e perigosos, como cobras.

Afogamento: a pessoa no pau de arara era submetida a sessões de afogamento, por meio da introdução de água na boca e nas narinas. As sessões de afogamento poderiam vir intercaladas com sessões de choques elétricos.

3)há discrepância nos números de mortos e desaparecidos computados. A CNV, em seu relatório final, reconheceu 434 mortes e desaparecimentos políticos entre 1946 e 1988, dos quais a maioria ocorreu no período da ditadura.

4)r era o poder coercitivo, isto é, o uso da força e da violência, o poder de fazer prisões políticas e expulsar opositores do país, além de censura à imprensa.

5) 1979–1985 João Figueiredo

6)  O Congresso Nacional foi fechado três vezes durante o período militar. A primeira foi em outubro de 1966, quando o presidente Castelo Branco decretou recesso por um mês .

O segundo recesso foi instaurado em dezembro de 1968, quando o presidente Costa e Silva baixou o AI-5 para combater a subversão e as “ideologias contrárias às tradições de nosso povo”.

A desvalorização arbitrária dos salários só era possível por métodos autocráticos de governo . Os que existiam estavam sob intervenção de aliados do regime militar.

Em seu relatório final, a CNV (Comissão Nacional da Verdade) expôs que 434 pessoas morreram ou estão desaparecidas em decorrência de perseguições de agentes do Estado no regime militar. Desse total, 224 são mortes confirmadas. O número, no entanto, pode ser maior.

Entre 1964 e 1977, 6.016 denúncias de torturas foram feitas por 1.843 pessoas, segundo documentos do projeto Brasil Nunca Mais. O número, no entanto, pode ser ainda maior: levantamento da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos da SEDH-PR, publicado em 2010 no Programa Nacional de Direitos Humanos, estima que cerca de 20 mil brasileiros foram submetidos a torturas durante a ditadura.

Não apenas civis foram perseguidos, torturados ou mortos. Segundo o relatório da CNV, a ditadura também atingiu 6.591 militares.

Diversas técnicas de tortura foram relatadas por torturados e torturadores à comissão da verdade, incluindo introdução de besouros vivos nas gargantas ou ânus, choques elétricos, empalação com cassetetes embebidos de pimenta, estupros.

Período revoltante da nossa história, contudo vieram as diretas e o direito de liberdade em todos os fatores. E um ACORDA BRasil pra todo tipo de preconceito.

Explicação:

Espero ter ajudado

Perguntas similares