Com o surgimento dos jornais e revistas, foram sendo desenvolvidos grids mais flexíveis, com mais possibilidade de variação entre as colunas de textos e, portanto, mais complexos. No fim do século XIX e início do XX, os limites do grid foram rompidos sendo racionalizados e ampliados. Com isso, o espaço em branco, muitas vezes, é considerado como um elemento vazio na diagramação. No layout, porém, deve ser considerado como um elemento de composição, assim como os tipos, as imagens e as ilustrações, ele é essencial para guiar a leitura da página, uma vez que a falta de brancos pode levar a um layout poluído, com uma ordem de leitura confusa.
SALVADEGO, Ana Claudia; GARCIA, Diogo Ribeiro. Design Gráfico Aplicado ao Marketing. Maringá - PR.: UniCesumar, 2020. (Adaptado).
Com base no enunciado referente ao espaço em branco, examine as afirmativas:
I. Os elementos positivos são imagens e os textos que adicionam cor às páginas.
II. Os negativos são as partes brancas, responsáveis pelo dinamismo da página. Eles funcionam como o plano-base do layout.
III. O ponto alto do espaço em branco é que ele ajuda a criar respiros para a leitura, de modo que cada informação fique no seu devido lugar.
É correto o que se afirma em:
Respostas
respondido por:
9
Resposta:
I, II, III
Explicação:
- O uso do espaço em branco deve seguir o pensamento positivo e negativo. Os elementos positivos são imagens e os textos que adicionam cor às páginas; ao passo que os negativos são, justamente, as partes brancas, responsáveis pelo dinamismo da página. Eles funcionam como o plano-base do layout e, portanto, também devem ser considerados, ao se estabelecer o equilíbrio da página.
- O ponto alto desse elemento é que ele nos ajuda a criar “respiros” para a leitura, de modo que cada informação fique no seu devido lugar, potencializando a compreensão da informação.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
III, apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e