• Matéria: Saúde
  • Autor: juuuufofinha
  • Perguntado 5 anos atrás

Quais os mecanismos de lesão tecidual que ocorre em cada tipo de hipersensibilidade? Preciso saber as lesões que ocorrem nas hipersensibilidades!!! ME AJUDEMMM PLEASE!!!

Respostas

respondido por: valdirsalesportugal
1

Quando um indivíduo é exposto previamente a um determinado antígeno e desenvolve uma resposta imune a ele é considerado sensibilizado. Em algumas situações essa resposta é excessiva, resultando em uma reação prejudicial ou patológica chamada de reação de Hipersensibilidade.

Classificação das Reações de Hipersensibilidade:

– Hipersensibilidade Imediata (Tipo I):

A resposta imune é mediada por células Th2, anticorpos IgE e mastócitos. Há a liberação de mediadores inflamatórios que atuam nos vasos e músculo liso, além do recrutamento de células inflamatórias. Ocorre em minutos após exposição ao antígeno. Ex. Alergias, Asma Brônquica, Rinite, Anafilaxia.

– Hipersensibilidade Mediada por Anticorpos (Tipo II):

Os anticorpos IgM e IgG ligam-se a antígenos na superfície de células, como hemácias e plaquetas, promovendo ativação do sistema complemento e destruição celular por Fagócitos e Células NK. Pode haver lesão dos tecidos, induzindo a inflamação ou levar à interferência nas funções celulares, causando doença sem lesão tecidual. Ex. Anemia Hemolítica Autoimune, Síndrome de Goodpasture.

– Hipersensibilidade Mediada por Imunocomplexos (Tipo III):

Há a formação de imunocomplexos, através da ligação de um antígeno solúvel com anticorpos IgM e IgG, que se depositam em vasos e tecidos, levando à inflamação. Há recrutamento e ativação de leucócitos, produzindo lesão tecidual. Ex. Lúpus Eritematoso Sistêmico, Doença do Soro, Reação de Arthus.

– Hipersensibilidade mediada por Células (Tipo IV):

Os Linfócitos T CD4+ (Th1 e Th17) encontram antígenos em sítios inflamatórios, sendo então ativados, liberando interleucinas e moléculas de adesão. Esse evento facilita a migração e ativação de leucócitos, levando a reações inflamatórias. Em alguns casos, os T CD8+ destroem as células hospedeiras. Ex. Dermatite de contato, Esclerose Múltipla, Diabetes tipo I, Artrite Reumatóide.

Espero ter ajudado ✨❤️

Bons estudos


juuuufofinha: Muito obrigada✨❤️
Perguntas similares